29 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mais solidariedade da China em relação ao incêndio em Cuba

China-Cuba-solidaridad

Mais solidariedade da China em relação ao incêndio em Cuba

Beijing, 10 ago (Prensa Latina) Organizações e amigos de Cuba na China uniram-se à onda de solidariedade internacional com a ilha, que combate hoje um grande e prolongado incêndio em uma base de combustível na província ocidental de Matanzas.

O presidente da Associação de Amizade do Povo Chinês Ultramarino, Lin Songtian, expressou consternação por o incidente ter causado a perda de vidas e bens desde que eclodiu no dia 5.

Em carta dirigida ao presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, Fernando González, ele transmitiu profundas condolências às vítimas, sinceras condolências às famílias enlutadas e desejos de uma rápida recuperação aos feridos.

Um grupo de mais de 230 amigos chineses, incluindo ex-embaixadores, artistas, acadêmicos e ex-alunos, falou em termos semelhantes.

Eles esperavam que a ilha caribenha deixasse para trás suas dificuldades e alcançasse maior sucesso no caminho do desenvolvimento socioeconômico.

Esta semana, o presidente do gigante asiático Xi Jinping e o Ministério das Relações Exteriores também demonstraram solidariedade com Cuba e sua vontade de apoiá-la diante de um evento que mais uma vez chocou todo o povo cubano.

A Sociedade da Cruz Vermelha Chinesa doou US$ 150.000 à sua congênere cubana para assistência humanitária a fim de apoiar os esforços de resgate e recuperação.

O incêndio começou na sexta-feira à tarde quando um raio atingiu um dos tanques gigantes de petróleo bruto na base do superpetroleiro na zona industrial de Matanzas durante uma forte trovoada.

A situação é complexa e até agora há relatos de pelo menos um morto, 125 feridos e 14 bombeiros desaparecidos, assim como milhares de pessoas evacuadas.

As autoridades solicitaram assistência internacional e já receberam equipes de profissionais do México e da Venezuela, enquanto a Rússia, Nicarágua, Argentina e Chile também ofereceram assistência para combater o incidente.

oda/ymr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES