19 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente da Bolívia viaja para a posse de seu homólogo colombiano

Luis-Arce-1

Presidente da Bolívia viaja para a posse de seu homólogo colombiano

La Paz, 6 ago (Prensa Latina) O presidente da Bolívia, Luis Arce, viajará hoje à Colômbia para assistir à posse do presidente eleito Gustavo Petro, confirmou a vice-ministra de Comunicação, Gabriela Alcón.

“Depois dos atos de 6 de agosto, o presidente Luis Arce viajará à Colômbia para participar dos atos de posse do presidente Gustavo Petro”, garantiu Alcón no dia anterior em declarações à imprensa em Sucre.

Com uma proposta de paz para os colombianos, Petro derrotou seu adversário Rodolfo Hernández em 19 de junho em uma votação na qual obteve uma vantagem de mais de 700.000 votos e um total de 50,44% dos votos.

Sua companheira de chapa, a líder afrodescendente Francia Márquez, visitou recentemente o país montanhoso, onde se encontrou com Arce, o vice-presidente David Choquehuanca e o ex-presidente Evo Morales.

O chefe de Estado boliviano dirigiu esta sexta-feira uma mensagem aos seus compatriotas que vivem no estrangeiro na qual afirmou que “vivemos num país melhor do que aquele que recebemos em 2020”. Durante o discurso proferido por ocasião do 198º aniversário do Dia da Independência, o dignitário afirmou que, apesar de um contexto internacional adverso, a Bolívia tem a economia mais estável, a menor inflação da região e a projeção de se tornar uma das nações que reduzem ainda mais pobreza.

Ele também esboçou projetos de industrialização e soberania alimentar.

Segundo Arce, a comunidade boliviana residente no exterior faz parte desses sucessos e ratificou o compromisso de manter a aplicação do modelo socioeconômico de comunidade produtiva para que quando os emigrantes decidam retornar à sua terra natal encontrem melhores condições de vida.

Comentou que ainda há muito a ser feito no plano de desenvolvimento econômico-social 2021-2025 na reconstrução da atividade produtiva para conviver bem com a industrialização e a substituição de importações, após as perspectivas negativas deixadas pelo governo Jeanine Áñez.

Estatísticas oficiais especificam que em julho deste ano a inflação acumulada na Bolívia foi de 1,58%, a mais baixa da América do Sul, enquanto organizações internacionais colocam a projeção de crescimento do produto interno bruto em 2022 em 5,1%.

O presidente lembrou que depois de vencer as eleições gerais de 2020 com mais de 55 por cento dos votos, herdou um país em condições muito adversas e sustentou que o regresso ao modelo económico anterior e uma gestão eficiente possibilitaram os avanços registados até agora.

Arce destacou a importante contribuição dos emigrantes bolivianos para o desenvolvimento socioeconômico de outros países, além de contribuir para a Bolívia.

car/jpm/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES