8 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia apoia o Irã na retomada do acordo nuclear

cancilleria-de-Rusia

Rússia apoia o Irã na retomada do acordo nuclear

Moscou, 5 ago (Prensa Latina) O Ministro das Relações Exteriores russo Sergey Lavrov expressou hoje o apoio de seu país à posição do Irã em relação à retomada do acordo nuclear.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Este plano deve ser renovado somente conforme aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU, sem adições, sem isenções”, disse o ministro das Relações Exteriores em uma entrevista coletiva durante sua visita ao Camboja, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.

Lavrov enfatizou que os americanos estão agora tentando fazer de um plano modificado o tema de um novo acordo, enquanto os iranianos insistem que tudo deve ser como foi aprovado em 2015, em face do qual “Moscou acredita que a posição de Teerã é absolutamente legítima”.

O chefe da diplomacia russa também lembrou que foram os Estados Unidos que retiraram do acordo, oficialmente conhecido como o Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA), que todas as partes envolvidas, incluindo Washington, haviam aprovado.

Neste sentido, o ministro das Relações Exteriores da nação eurasiática enfatizou que é a Casa Branca que deve renunciar a sua posição e voltar aos acordos iniciais.

O representante do Irã Ali Bagheri Kani chegou na véspera à capital austríaca, Viena, para participar de uma nova rodada de negociações sobre o possível renascimento da JCPOA, informou a Iran Press News Agency.

“O ônus é daqueles que renunciaram ao acordo e não se distanciaram de seu legado ameaçador. Os EUA devem aproveitar a oportunidade oferecida pela generosidade dos parceiros da JCPOA; a bola está em sua quadra para mostrar maturidade e agir com responsabilidade”, enfatizou o diplomata iraniano.

A última sessão de negociações realizada em Doha, Qatar, no final de junho, terminou sem progressos significativos.

Em 2015, o Irã, o Grupo 5+1 (Reino Unido, China, França, Rússia, Estados Unidos e Alemanha) e a União Europeia assinaram o JCPOA, um acordo que previa o levantamento de uma série de sanções contra a República Islâmica em troca de seu compromisso de não desenvolver ou adquirir armas nucleares.

Entretanto, em 2018 Washington se retirou unilateralmente do acordo, reintroduziu sanções contra Teerã e impôs medidas restritivas adicionais. O Irã, em resposta, suspendeu gradualmente suas obrigações nos termos do pacto.

Desde abril de 2021, as demais partes do acordo vêm conduzindo negociações em Viena sobre a retomada do documento, o que acarretaria o reengajamento da nação do norte. Até o momento, não houve nenhum progresso significativo nesta área.

rgh/odf/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.