10 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ruanda contesta relatório sobre apoio a rebeldes no Congo Democrático

Ruanda-militar-Congo

Ruanda contesta relatório sobre apoio a rebeldes no Congo Democrático

Kigali, 5 ago (Prensa Latina) O governo ruandês refutou hoje um relatório de especialistas da ONU segundo o qual apoia insurgentes tutsis no leste da República Democrática do Congo (RDC) acusados ​​de ataques a soldados e civis.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Há evidências sólidas de que Ruanda apoia os rebeldes do Movimento 23 de Março (M23) especialmente nas operações de controle de posições estratégicas, diz o texto, entregue na véspera ao Conselho de Segurança da organização planetária.

O M23 é um grupo armado formado por membros da etnia tutsi que se refugiaram na RDC após o massacre perpetrado em 1994 por hutus que custou a vida de 500.000 a um milhão de tutsis e hutus moderados.

Em 2013, o M23 assinou um acordo de paz com o governo da RDC, mas pegou em armas há meses alegando o descumprimento do acordo pelas autoridades de Kinshasa.

O Ruanda não pode comentar um relatório que não tenha sido publicado ou validado, disse a porta-voz do governo ruandês, Yolande Makolo, que lembrou que um texto entregue ao Conselho de Segurança em meados deste ano não contém as mesmas falsas alegações.

Ele argumentou que a segurança na área dos Grandes Lagos será uma questão pendente até que o problema da colaboração entre o Exército da RDC e o grupo armado Forças Democráticas para a Libertação de Ruanda (FDLR) seja resolvido.

A porta-voz especificou que esta colaboração ocorre tendo em vista a Missão da ONU na RDC (Monusco) “sem solução à vista” e sublinhou que as FDLR atacou o território ruandês em várias ocasiões.

mem/msl/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.