10 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba manteve protocolo de amamentação durante a Covid-19

lactancia-materna

Cuba manteve protocolo de amamentação durante a Covid-19

Havana, 5 ago (Prensa Latina) Cuba manteve o protocolo de amamentação durante a fase mais complexa da Covid-19, e hoje há condições para continuar esta prática natural que traz múltiplos benefícios para as crianças.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Felizmente, as autoridades de saúde da maior das Antilhas em nenhum momento na luta contra o vírus SARS-CoV-2 ordenaram que o abandonasse, destacou a funcionária do Programa “Cada criança sobrevive e prospera” do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Odalys Rodríguez.

O que aconteceu aqui não aconteceu da mesma forma em outras latitudes, destacou Rodríguez, que convocou esta capital para promover o aleitamento materno na nação antilhana e multiplicar essa mensagem em todos os níveis.

Ela refletiu sobre alguns aspectos que precisam ser trabalhados com urgência, por exemplo, o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, com um ano e com dois anos e mais.

Aqui, além de outros fatores, a atenção primária à saúde deve intervir, indicou Rodríguez. O fato de haver uma taxa de 72% de crianças alimentadas com mamadeira durante a fase que deveria receber apenas alimentos da mãe, constitui um grande obstáculo ao seu bem-estar, pois o mamar pode prevenir sobrepeso e obesidade no futuro, entre outros benefícios .

A Covid-19 desviou a atenção desse problema, mas é hora de reorientar a prática, promoção e proteção do ato de alimentar um recém-nascido.

Ela destacou que o aleitamento materno está incluído nos objetivos da agenda 2020-2030 para o desenvolvimento sustentável.

Para ter sucesso, é necessário o apoio da família, locais de trabalho, instituições de saúde e comunidades, disse a especialista.

Considerou as consultas de puericultura importantes, o cenário principal e o mais significativo para promover esta prática.

Rodríguez destacou o apoio da Unicef aos bancos de leite humano, que de fato, Cuba conta atualmente com 14.

“A amamentação é o melhor começo de vida”, concluiu Rodríguez.

mem/joe/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.