13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China celebra Qixi, seu dia para o amor

China-Festival-Qixi

China celebra Qixi, seu dia para o amor

Beijing, 4 de ago (Prensa Latina) A China celebra hoje um dia especial onde os casais aproveitam para expressar seu amor e chamá-lo de Qixi, que como muitos eventos em sua cultura surgiu em tempos remotos e é cercado por múltiplas lendas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O festival remonta à dinastia Han (206 aC-220 dC) e cai no sétimo dia do sétimo mês lunar, geralmente agosto no calendário gregoriano.

Como quase todos os mitos chineses, muitas histórias o acompanham, mas todos concordam que o Qixi é inspirado na história romântica entre o pastor Niulang e a fada costureira Zhinu, sua luta para permanecer unida apesar da proibição dos deuses e do nascimento da via Láctea.

Segundo a lenda, o amor entre o mortal e a divindade fez com que o Imperador de Jade e sua Imperatriz cedessem e permitissem que eles se encontrassem uma vez por ano, sempre na sétima noite do sétimo mês.

Por tradição, quando chega a festa, os chineses contemplam o céu para localizar a estrela mais brilhante da constelação de Áquila e a estrela Vega, que se identificam com Niulang e Zhinu. As duas grandes estrelas sempre brilham em lados opostos da Via Láctea.

Se chove na noite de Qixi, diz-se que é porque a fada chora ao encontrar seu amado.

Antigamente, o dia era uma ocasião para as meninas mostrarem suas habilidades de bordado, as mulheres solteiras rezavam para encontrar um bom marido e os recém-casados rezavam para engravidar logo.

Como muitas tradições na China, o Qixi se transforma e hoje os jovens o celebram da mesma forma que o Dia dos Namorados no mundo ocidental.

A data passou a ser caracterizada mais pela entrega de buquês de rosas, presentes luxuosos, chocolates e jantares românticos à luz de velas.

De fato, a imprensa local noticiou esta quinta-feira um aumento significativo nas vendas de flores, perfumes e joias, bem como nas reservas de hotéis e restaurantes.

jf/ymr / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.