8 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Parlamento cubano apoia China diante de provocações dos EUA

Asamblea-nacional-cuba-300x200

Parlamento cubano apoia China diante de provocações dos EUA

Havana, 3 ago (Prensa Latina) O parlamento cubano reiterou hoje sua solidariedade com a China, em meio às tensões geradas pela visita da presidenta da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A chegada de Pelosi em solo taiwanês foi descrita por Beijing como uma interferência em seus assuntos internos e um ataque à sua soberania.

Por esta razão, a Comissão de Relações Internacionais do parlamento cubano reafirmou seu firme apoio ao princípio Uma China.

Em sua declaração, ele condenou a interferência nos assuntos internos da China e “as sucessivas ações provocativas do governo dos Estados Unidos que minam sua soberania e integridade territorial, agravando as tensões em torno de Taiwan”.

“Apoiamos a Declaração de nosso Ministério das Relações Exteriores e reiteramos nossa solidariedade à Assembleia Popular Nacional, ao Governo e ao povo da República Popular da China”, afirma o texto.

Na véspera, o chanceler Bruno Rodríguez expressou seu repúdio a qualquer ação que prejudique a integridade territorial e a soberania da China e condenou a interferência em seus assuntos internos.

Em sua conta no Twitter, ele alertou sobre o aumento das tensões e o agravamento da situação em torno de Taiwan.

Desta forma, Rodríguez referiu-se a um comunicado emitido naquele dia pelo Ministério das Relações Exteriores, que indica que essas tensões são “resultado direto da política agressiva e da alta presença militar dos Estados Unidos e seus aliados no Estreito de Taiwan”.

Também nesta terça-feira, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel garantiu no Twitter que Cuba e China continuarão fortalecendo suas relações históricas de amizade e cooperação.

Considerou ainda que o gigante asiático seguirá “o caminho do desenvolvimento pacífico e será sempre um construtor da paz mundial”.

mv/vm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.