10 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ministro chinês acusa EUA de destruir a paz mundial

Wang-Yi

Ministro chinês acusa EUA de destruir a paz mundial

Beijing, 3 ago (Prensa Latina) O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, acusou hoje os Estados Unidos de serem o maior destruidor da paz da atualidade, agarrando-se a atos de intimidação contra as nações do mundo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O ministro das Relações Exteriores lamentou que algumas figuras daquele país desafiem constantemente a soberania de Beijing sobre a questão de Taiwan, minem a política de uma só China e até causem problemas sem se preocupar com a estabilidade regional e apenas com seu próprio benefício.

Defendeu o princípio Uma China como a base das trocas do gigante asiático com outros países, o centro de seus interesses fundamentais e a linha vermelha fundamental que não pode ser cruzada.

Como ele lembrou, é um consenso universal e ele considerou vergonhoso que os Estados Unidos o quebrem, mesmo que isso signifique falir sua credibilidade.

Wang também alertou que aqueles que “brincam descaradamente com fogo na questão de Taiwan se tornam inimigos dos 1,4 bilhão de chineses e definitivamente não terminarão em um bom lugar”.

O ministro das Relações Exteriores falou assim em repúdio à atual presença em Taipei da presidenta da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, o que significa para Beijing elevar o nível dos intercâmbios oficiais com uma parte inseparável do país.

China reagiu à viagem com exercícios militares ao redor da ilha, sanções a indivíduos, empresas e organizações acusadas de promover o separatismo e a suspensão de algumas importações e exportações para a ilha.

Nancy Pelosi é a mais alta autoridade dos EUA a viajar para Taipei desde 1997.

Nesta quarta-feira, ela conversou com a líder taiwanesa, Tsai Ing-wen, e prometeu que não abandonaria o apoio ao seu governo ou à democracia.

Recebeu lá uma condecoração civil e deve encerrar a visita mais tarde com uma visita a um museu dedicado aos direitos humanos, antes de seguir para a Coreia do Sul, próxima paragem da viagem pela Ásia.

Enquanto isso, Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, disse na quarta-feira que a permanência da deputada na ilha não é uma questão de democracia, mas de soberania e integridade territorial do país.

Da mesma forma, ele acusou Pelosi de liderar uma farsa política e garantiu que Beijing prosseguirá com contramedidas mais “decisivas, enérgicas e eficazes”.

oda/ymr/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.