10 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Itália adota medidas no combate a propagação da varíola dos macacos

Itália adota medidas no combate a propagação da varíola dos macacos

Roma, 3 ago (Prensa Latina) O Ministério da Saúde italiano notificou em seu último relatório sobre varicela símia 505 casos, após o qual indicou um protocolo de medidas para lidar com a doença, publicado hoje na mídia local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A circular da mais alta autoridade de saúde inclui o isolamento imediato de casos confirmados “até que as crostas da erupção caiam” causadas pelo vírus da varíola dos macacos (MPX), segundo a agência Adnkronos na quarta-feira.

Os casos que não necessitem de internação serão encaminhados para suas residências de acordo com procedimentos definidos localmente, com aplicação de medidas extremas para evitar o contágio de coabitantes e demais cuidadores.

A identificação precoce e o rastreamento de contatos dos infectados, para a rápida identificação de novos casos, são necessários para interromper a transmissão do vírus e conter a epidemia, aponta o documento.

Esclarece-se que a contagiosidade da MPX está ligada principalmente à presença do exantema, mesmo que as lesões sejam poucas, mas pacientes com sintomas como febre, mialgia, fadiga e dor de cabeça também podem transmitir o vírus.

A instrução recomenda o rastreamento retrospectivo de contatos sexuais para identificar o caso índice ou o local da infecção, e o período de referência deve abranger os 21 dias anteriores ao início dos sintomas.

Os contatos são instruídos a automonitoramento a febre pelo menos duas vezes ao dia, ou outros sintomas atribuíveis à MPX, como dor de cabeça, dor nas costas, linfadenopatia ou qualquer erupção cutânea de causa desconhecida.

Caso apareçam estes sintomas, devem informar imediatamente as entidades de saúde, proceder ao autoisolamento e evitar atividades sexuais até que, através de análise, seja afastada a presença de MPX.

Quanto à imunização, especifica-se que as vacinas atualmente disponíveis contra o vírus da varíola podem garantir alguma eficácia contra esta doença, embora os dados que suportam esta hipótese ainda sejam limitados.

oda/orte / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.