10 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Festival de Cinema de Gibara tem início no leste de Cuba

Festival de Cinema de Gibara tem início no leste de Cuba

Holguín, 3 ago (Prensa Latina) O Festival Internacional de Cinema de Gibara (FIC) começou nesta cidade do leste de Cuba com um reconhecimento do pessoal de saúde e dos cientistas que criaram as vacinas cubanas contra o Covid-19, foi noticiado hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Após o tradicional desfile de artistas por uma das ruas centrais desta cidade marinha, Jorge Perugorría, presidente da FIC, em uma mensagem de vídeo, dedicou palavras aos médicos por seu profissionalismo e dedicação durante estes anos de pandemia, o que manteve o evento em espera.

Também agradeceu os esforços das instituições culturais do país por apoiar a 16ª edição do FIC de Gibara, em um contexto econômico muito complexo para a ilha.

Perugorría destacou que o Festival será mais uma reunião com Humberto Solás, que fundou este projeto após a filmagem de Miel para Oshún, o primeiro filme digital de baixo orçamento realizado em Cuba.

Por sua vez, Sergio Benvenuto, diretor geral do evento, enfatizou que o cinema está retornando a Gibara este ano, acrescentando assim novas experiências às mais de duas décadas de aliança, cumplicidade e forte interação cultural formativa do evento.

Benvenuto disse que o Festival tornou possível tornar visível internacionalmente o potencial da também conhecida como Villa Blanca de los Cangrejos, onde conseguiu forjar uma cultura de desenvolvimento local sustentável e se consolidar como destino turístico.

Na abertura, foi feita uma homenagem a dois grandes nomes do cinema cubano, os atores Mario Limonta e Mario Balmaseda, que receberam o prêmio Lucía de Honra em reconhecimento a uma vida dedicada à sétima arte.

Nesta ocasião, a competição inclui nove filmes recentemente realizados, 17 documentários (incluindo curtas e longas-metragens), 11 curtas de ficção e sete filmes de animação.

Assim, até 6 de agosto, os visitantes poderão desfrutar de produções audiovisuais nacionais e estrangeiras, assim como apresentações de livros, exposições de arte e concertos, entre outras atividades.

Com o slogan “De volta ao cinema”, o FIC de Gibara prestará homenagem ao National Film Award 2007, Nelson Rodríguez, que faleceu em 2020 e foi um dos editores mais importantes do país e de alguns dos filmes mais relevantes da cinematografia nacional, como Memórias do subdesenvolvimento e Lúcia.

O Festival Internacional de Cinema de Gibara nasceu em 2003, com o nome de Festival de Cine Pobre de Gibara na cidade litorânea do mesmo nome, cerca de 700 quilômetros a leste de Havana.

oda/mlp/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.