8 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Campanha contra projeto de Constituição alarma jornalistas chilenos

campanha-contra-projeto-de-constituicao-alarma-jornalistas-chilenos

Campanha contra projeto de Constituição alarma jornalistas chilenos

Santiago do Chile, 31 jul (Prensa Latina) A Associação Chilena de Jornalistas expressou preocupação com a campanha de desinformação que setores conservadores estão realizando hoje contra o projeto da nova Constituição.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Um comunicado desse sindicato reconhece a proliferação de desinformação em torno do conteúdo da proposta que será votada em plebiscito em 4 de setembro. O Tribunal Nacional de Ética da Associação de Jornalistas do Chile expressa sua preocupação com a manipulação de informações e transgressões do Código de Ética da Ordem, que é o marco de valores e comportamentos desejáveis no exercício da profissão jornalística, afirma o texto.

A organização que reúne esses profissionais da informação, ao contrário, os convida a conhecer em profundidade o que o projeto de Lei Básica propõe com o objetivo de promover um debate “para enriquecer e contribuir para o diálogo cidadão”.

Sobre o tratamento do tema na mídia, a Associação Chilena de Jornalistas pediu que a reportagem se baseie em contribuir para o conhecimento do texto, sem distorções e com objetividade para evitar desinformação e disseminação de notícias falsas.

“Estamos preocupados com distorções, interpretações e ocultação de informações que impeçam ou anulem o livre acesso ao conhecimento da proposta da Nova Constituição. Em particular, as chamadas fake news (informações falsas) e a vulgarização do seu texto, recorrentes nas redes sociais”, refere o documento.

Pesquisas recentes não dão vantagem significativa para quem apoia ou não a proposta, que se aprovada substituiria a atual Constituição, adotada em 1980 pela ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Assim, pouco mais de um mês antes do plebiscito, os defensores de ambas as tendências intensificam as campanhas pelo voto, cujo maior desafio é atrair os indecisos para conseguir uma maioria decisiva.

rgh/avs/ans

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.