10 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba recorda os mártires da Revolução

cuba-recorda-os-martires-da-revolucao

Cuba recorda os mártires da Revolução

Havana, 30 de julho (Prensa Latina) Cuba comemora hoje o Dia dos Mártires da Revolução em memória de dois jovens assassinados por capangas da ditadura de Fulgencio Batista, em 30 de julho de 1957.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por todo o país haverá atos, homenagens e demonstrações de respeito para com aqueles que ofereceram suas vidas para que o país pudesse alcançar sua verdadeira independência.

A data foi instituída com o triunfo da Revolução Cubana para homenagear os jovens Raúl Pujol e Frank País, este último chefe de ação e sabotagem do Movimento 26 de julho, cujo funeral se tornou uma manifestação popular de protesto contra os excessos dos militares ditadura

Os jovens foram capturados por denúncia e brutalmente fuzilados pelo corpo repressivo de Batista em Santiago de Cuba, onde a resistência cidadã ganhava cada vez mais força.

Frank País, cujo nome de guerra era David, protagonizou os acontecimentos de 30 de novembro de 1956, quando houve um assalto armado à cidade em apoio ao desembarque dos expedicionários liderados por Fidel Castro que vieram do México no iate Granma.

O jovem passou a se esconder, mudando constantemente de esconderijo e organizando apoio ao nascente Exército Rebelde e ações de sabotagem nas cidades. Nessa luta seu assassinato ocorreu.

Em 31 de julho de 1957, durante o funeral de Frank País, ocorreu uma manifestação popular em Santiago de Cuba, sua cidade natal, que promoveu o movimento insurrecional em toda Cuba.

A data foi institucionalizada pelo Conselho de Ministros em 26 de julho de 1959 para sintetizar a perene homenagem de memória e respeito aos mais de 20.000 cubanos que perderam a vida na tentativa de derrubar o tirano Fulgêncio Batista.

car/jfs/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.