29 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU alerta que resposta global ao HIV está em risco

ONU, alrta, respuesta, SIDA

ONU alerta que resposta global ao HIV está em risco

Nações Unidas, 28 Jul (Prensa Latina) A resposta global ao HIV pode falhar devido ao pouco progresso na prevenção, aumento dos riscos devido a crises globais e recursos escassos disponíveis hoje, alertou a ONU.

Durante os últimos dois anos de Covid-19 e outras crises globais, o progresso contra a pandemia de HIV vacilou, os recursos diminuíram e milhões de vidas estão em risco como resultado, o Programa Conjunto das Nações Unidas revelou em um novo relatório. HIV/AIDS (UNAIDS).

O conteúdo do relatório intitulado In Danger foi divulgado antes da Conferência Internacional de AIDS que acontecerá de 29 de julho a 2 de agosto em Montreal, Canadá.

As novas infecções caíram globalmente apenas 3,6% entre 2020 e 2021, o menor declínio anual nesse indicador desde 2016, mostraram os números.

A Europa Oriental e a Ásia Central, o Oriente Médio, o Norte da África e a América Latina experimentaram um aumento nas infecções anuais por HIV por vários anos.

Enquanto isso, na Ásia e no Pacífico, a região mais populosa do planeta, as estatísticas mostram que novas infecções agora aumentaram nos cantos onde começaram a diminuir. Tal aumento “nessas áreas é, sem dúvida, alarmante”, disse o relatório.

Na África Oriental e Austral, o rápido progresso dos anos anteriores desacelerou significativamente em 2021.

No entanto, há dados positivos. Declínios notáveis ​​em novas infecções por HIV são observados na África Ocidental e Central e no Caribe, embora as respostas à doença nessas regiões sejam ameaçadas por restrições de recursos.

“Esses dados mostram que a resposta global à AIDS está em sério risco”, disse Winnie Byanyima, Diretora Executiva do UNAIDS.

O fato de não estarmos progredindo rapidamente significa que estamos perdendo terreno, pois a pandemia prospera aproveitando o Covid-19, deslocamentos em massa e outras crises, enfatizou.

Tenhamos sempre em mente os milhões de mortes evitáveis ​​que estamos tentando impedir, disse Byanyima.

O pouco avanço nessa luta significa que em 2021 ocorreram aproximadamente 1,5 milhão de novas infecções, mais de um milhão das previstas nos objetivos globais.

Enquanto isso, desigualdades gritantes em nível nacional e entre países estão impedindo o progresso na resposta ao HIV.

O estudo descobriu, por exemplo, que novas infecções ocorreram desproporcionalmente entre mulheres jovens e meninas adolescentes. De fato, em 2021, foi registrado um contágio nesse grupo populacional a cada dois minutos.

Assim, como diz o relatório, antecipam-se consequências devastadoras se não forem tomadas medidas urgentes para lidar com as desigualdades que impulsionam a pandemia.

E mostra-se que pela trajetória atual o número de novas infecções anuais seria superior a 1,2 milhão em 2025, ano para o qual os Estados-membros das Nações Unidas estabeleceram a meta de menos de 370 mil.

Isso significaria não apenas perder o compromisso, mas exceder o número mais de três vezes.

Em 2025, serão necessários 29 bilhões de dólares para a resposta a esse mal em países de baixa renda e até mesmo em outros de alta renda se quiserem acabar com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) como ameaça à população global saúde.

jf/dfm/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES