19 de July de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Etiópia pretende sediar Cúpula Rússia-África em 2023

Etiopía, cumbre, Rusia, Africa, 2023

Etiópia pretende sediar Cúpula Rússia-África em 2023

Adis Abeba, 28 Jul (Prensa Latina) A Etiópia manifesta hoje a sua vontade de organizar a Cúpula Rússia-África no próximo ano nesta capital, cujo objetivo será o de ampliar as relações políticas e comerciais entre o país euro-asiático e as nações africanas.

O vice-primeiro-ministro etíope, Demeke Mekonnen, manifestou o interesse do governo em sediar o fórum, durante uma recente reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, com quem discutiu vários assuntos de interesse mútuo e questões de importância global.

No final do encontro, o próprio Mekonnen revelou em conferência de imprensa que “com base em valores e interesses partilhados em várias áreas, ambos os países concordaram também em trabalhar para fortalecer as suas relações em termos de economia, comércio, ciência e tecnologia”.

Informou também que reviu alguns dos problemas nacionais e reiterou o compromisso do governo de envidar esforços para resolver diplomaticamente as diferenças da Etiópia com o Egito e o Sudão, no que diz respeito à exploração da Grande Barragem do Renascimento Etíope.

Segundo o responsável, “a discussão foi muito frutífera” e disse que “a Etiópia acredita que a Rússia e a Ucrânia podem resolver as suas diferenças através do diálogo pacífico”.

Além disso, ele observou, Lavrov entregou uma mensagem do presidente russo Vladimir Putin ao primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed, descrevendo várias maneiras de melhorar a cooperação técnico-militar e a parceria cultural e humanitária.

A Rússia, disse ele, está pronta para fortalecer seus projetos de saúde pública em nosso país, apoia o princípio de gestão de soluções africanas para os problemas do continente e continuará trabalhando com a Etiópia em questões internacionais e regionais.

Da mesma forma, ele agradeceu a Moscou por seus esforços para evitar medidas do Conselho de Segurança das Nações Unidas, relacionadas ao confronto armado entre as autoridades federais etíopes e a Frente de Libertação Popular Tigray, que começou no final de 2020.

Nosso país atribui uma importância significativa às relações históricas de longa data com a Federação Russa e agradece o apoio inabalável da Rússia à Etiópia durante os tempos difíceis, afirmou também o ministro das Relações Exteriores da Etiópia.

Lavrov chegou a esta capital na passada quarta-feira, no âmbito de uma viagem de trabalho por quatro países africanos que começou no passado domingo, com o objetivo de rever o estado das relações bilaterais e avaliar a possibilidade de realizar a segunda Cúpula Rússia-África em 2023.

mem/raj/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES