19 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Movimento indígena e governo do Equador restabelecerão diálogo

Movimento indígena e governo do Equador restabelecerão diálogo

Quito, 27 jul (Prensa Latina) O movimento indígena e o governo do Equador retomarão hoje as negociações sobre o combustível, um assunto polêmico onde ainda há divergências no diálogo iniciado após 18 dias de protestos.

A reposição da mesa técnica sobre o assunto será feita após 12 dias de conversas e um recesso das partes para afinar suas propostas.

O setor indígena deu ao Executivo suas sugestões para abordar o tema, com oito pontos, focados em benefícios para pequenos agricultores, transporte comunitário, mototáxi e controle do contrabando, entre outros.

A este respeito, o vice-ministro do Governo, Homero Castanier, salientou: “não há uma proposta firme porque ainda não se dirige a quem deve beneficiar deste subsídio”, disse.

O chamado direcionamento seria então um debate que poderia durar o resto da semana, segundo a Conferência Episcopal Equatoriana, que atua como mediadora nas negociações, que começaram em 13 de julho e estão previstas para 90 dias, com agenda de 10 temas em que os setores sociais buscam soluções.

Se não houvesse acordo ou houvesse pendências, iriam para a mesa de coordenação, especificou a esse respeito o presidente da CEE, Monsenhor Luis Cabrera.

Além desta pendência, está prevista para este dia a instalação da tabela de controle de preços e especulação, com uma etapa inicial de apresentação dos associados e troca de informações.

Inicialmente, o programa de diálogo previa a dedicação de cinco dias para cada mesa, mas no concreto há pontos que demonstraram demandar mais tempo.

Focalização de subsídios, banca pública e privada, desenvolvimento produtivo, emprego e direitos trabalhistas, energia e recursos naturais, direitos coletivos e ensino superior, proteção dos investimentos nacionais, controle de preços, acesso à saúde e segurança são os temas a serem discutidos até o próximo mês de outubro.

O Governo é representado pelos diferentes ministérios e entidades financeiras e pelos setores sociais a Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie), o Conselho de Povos e Organizações Indígenas Evangélicas do Equador (Feine) e a Confederação Nacional de Organizações Camponesas, Indígenas e Preto (Fenocina).

Essas três organizações convocaram uma greve nacional realizada de 13 a 30 de junho, à qual se juntaram outros grupos exigindo políticas sociais e econômicas justas e contra o neoliberalismo.

ode/scm/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES