20 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

México registra 60 casos confirmados de varíola de macaco

México-casos-viruela-del-mono

México registra 60 casos confirmados de varíola de macaco

Cidade do México, 26 jul (Prensa Latina) O Ministério da Saúde do México confirmou 60 casos de varíola macaco em 11 estados federais e criou um site na Internet para informar a doença.

Em um alerta epidemiológico, o secretariado insta as pessoas a visitar o site para obter informações de uma fonte direta, oficial e confiável, o que também explica os sintomas, as medidas preventivas, o que fazer no caso de uma pessoa ser infectada e os links de interesse.

Acrescenta que o Comitê Nacional de Vigilância Epidemiológica (Conave), formado por instituições do setor de saúde, emitiu o novo alerta para que as unidades médicas, unidades de vigilância hospitalar e laboratórios possam denunciar os suspeitos.

Relata que, até 23 de julho, o México registrou um total de 60 casos confirmados, dos quais 59 foram confirmados, distribuídos em 11 estados, sendo os mais complicados a Cidade do México com 35 e Jalisco com 12.

Explica que o período de incubação da varíola macaco é de cinco a 21 dias, e a doença sintomática ocorre em duas fases clínicas que normalmente são autolimitadas por duas a quatro semanas.

Aponta que nos primeiros cinco dias os sintomas são febre, dor de cabeça forte, glândulas inchadas, dor lombar e muscular, falta de vontade de se mover ou de fazer qualquer atividade física. Entre os dias um e três, uma erupção aparece no rosto e depois no resto do corpo.

Qualquer suspeito deve evitar todas as viagens, domésticas e internacionais, até que seja determinado que ele ou ela não representa um risco à saúde pública.

A secretaria recomenda a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou solução alcoólica, cobrindo o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, evitando compartilhar alimentos, bebidas, talheres e pratos, usando máscaras, entre outros.

Também limpe e desinfete os espaços onde a pessoa doente esteve, evite o contato com as lesões; se for necessário tocá-las, use luvas e descarte-as adequadamente e, em caso de sintomas, procure atendimento médico e evite o contato com outras pessoas.

A OMS informou que de 1 de janeiro a 21 de julho de 2022, 15.328 casos confirmados foram relatados em 74 países, territórios e áreas, assim como cinco mortes: três na Nigéria e duas na República Centro-Africana.

mem/lma/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES