26 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Intensificam da propaganda eleitoral em Angola (+Fotos)

Angola-propaganda-electoral-1

Intensificam da propaganda eleitoral em Angola (+Fotos)

Luanda, 26 jul (Prensa Latina) Oito forças políticas em Angola estão intensificando sua propaganda eleitoral no período que antecede as quintas eleições gerais, marcadas para 24 de agosto, de acordo com reportagens da mídia.

De várias províncias, o Canal 1 da Televisão Pública (TPA) mostrou as reuniões com moradores de bairros e comunidades rurais, utilizadas para divulgar as propostas do governo e as características da votação.

Angola-propaganda-electoral-2

De acordo com as reportagens, os jornalistas também foram convidados a participar de seminários sobre o tema para garantir uma cobertura objetiva e imparcial do processo pela mídia, enquanto as instituições partidárias, religiosas e cívicas continuaram a apelar para a civilidade e para evitar manifestações de violência e intolerância política.

Sete partidos e uma coalizão, composta por cinco entidades, estão participando do concurso, com a possibilidade agora de utilizar o tempo de antena da rádio e televisão para promover seus programas e manifestos eleitorais.

O MPLA no poder, a União Nacional pela Independência Total de Angola, o Partido da Renovação Social, a Frente Nacional pela Libertação de Angola, a Aliança Nacional Patriótica, o Partido Humanista de Angola, o Partido Nacionalista pela Justiça em Angola e a Ampla Convergência para a Salvação da Coligação Angola-Eleitoral estão todos envolvidos.

As eleições de 24 de agosto garantirão a seleção dos 220 deputados à Assembleia Nacional (parlamento unicameral), incluindo o presidente e o vice-presidente da República. De acordo com a legislação, 130 membros do parlamento serão eleitos pelo eleitorado nacional e outros 90 pelos eleitorados provinciais (cinco de cada uma das 18 províncias do país).

O chefe da lista do partido ou coalizão com mais votos será automaticamente eleito Presidente da República e chefe do executivo.

Mais de 14.399.000 angolanos poderão ir às urnas, incluindo cerca de 22.500 angolanos que vivem no exterior, confirmou a Comissão Nacional Eleitoral.

Angola-propaganda-electoral-2

Pela primeira vez, a diáspora será incluída em um exercício democrático desta natureza, como resultado de uma revisão direcionada da Constituição da República, assinada pelo Parlamento em 2021.

O candidato do MPLA à presidência, João Lourenço, usou ontem o espaço do partido na Rádio Nacional de Angola para caracterizar os principais resultados de sua administração governamental e as projeções para um segundo mandato se ele vencer as próximas eleições. Em 2017, nove milhões, 317.294 cidadãos participaram das eleições gerais, e a contagem final confirmou a vitória do MPLA com 61,08 por cento dos votos válidos.

acl/mjm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES