19 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Grandes esportes: Alice Coachman

Alice-Coachman-300x300

Grandes esportes: Alice Coachman

Washington, 23 jul (Prensa Latina) Triste retorno à sua terra natal depois de ganhar uma medalha de ouro olímpica e fazer história. Alice Coachman foi vítima do racismo brutal então prevalecente nos Estados Unidos.

A atleta foi proclamada campeã do salto em altura nos Jogos de Londres de 1948 e, assim, tornou-se a primeira mulher negra a conquistar um título nas provas das cinco argolas.

No topo do pódio, a medalha foi entregue a ele pelo próprio rei George VI da Inglaterra, pai daquele que ainda ocupa o trono no Reino Unido: a nonagenário Elizabeth II. Grande honra, sem dúvida.

Ao retornar ao solo norte-americano, ela acrescentou outro mimo, ao ser recebida pelo presidente Harry Truman (1945-1953), o infame presidente que ordenou o bombardeio atômico das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Mas na época, isso significava bajulação.

Uma homenagem a esperava na cidade de onde ela se originou, Albany, onde uma longa caravana foi organizada para recebê-la. No entanto, um evento deplorável ocorreu.

De acordo com as leis de segregação racial em vigor na época para o estado da Geórgia, no sul, os negros não podiam se misturar com os brancos. Nem mesmo o prefeito da cidade apertou a mão do medalhista.

Alice Marie Coachman, nascida em 9 de novembro de 1923, chegou à luta na capital britânica após uma carreira esportiva de sucesso nessa especialidade, na qual conquistou 10 títulos nacionais consecutivos de 1939 a 1948.

Aos 24 anos, ela venceu o salto em altura com a marca de 1,68 centímetros, à frente da britânica Dorothy Tyler e da francesa Micheline Ostermeyer.

Aqueles foram seus únicos Jogos de verão e muitos afirmam que ele poderia ter colhido outras medalhas de ouro olímpicas se duas competições correspondentes aos anos anteriores não tivessem sido suspensas devido à Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Sendo negra, em meio à segregação racial, a menina e adolescente Alice não podia participar de seus times escolares nem tinha acesso a instalações esportivas, o que a levava a correr nas estradas e utilizar materiais caseiros para a prática de saltos.

Mas sua vitória olímpica deu a ele apoio suficiente para se tornar referência e incentivo para os atletas afrodescendentes de sua geração e dos que virão. Faleceu em 14 de julho de 2014.

(Retirado de Orbe)/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES