4 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Coordenador humanitário reitera proteção para refugiados no Líbano

Líbano-protección-refugiados

Coordenador humanitário reitera proteção para refugiados no Líbano

Beirute, 22 jul (Prensa Latina) O residente e coordenador humanitário do Líbano, Najat Rochdi, reiterou hoje que a proteção dos refugiados constitui um imperativo moral e concentra as ações da Organização das Nações Unidas (ONU) no país.

O representante da organização multilateral alertou sobre os debates públicos nas últimas semanas sobre o retorno dos refugiados sírios ao seu país e insistiu na necessidade de expressar solidariedade e proteção.

Conforme publicado no site do escritório da ONU em Beirute, Rochdi reiterou o compromisso de apoiar as populações mais vulneráveis ​​de acordo com suas necessidades, independentemente de nacionalidade, deficiência, religião, gênero, sexualidade ou local.

Ao longo do ano passado, a ONU através do Plano de Resposta à Crise do Líbano aumentou seu apoio ao povo, famílias, comunidades e instituições públicas libanesas para diminuir o impacto da pior crise econômica e financeira de seus tempos modernos.

Rochdi enfatizou que, de 2021 a maio de 2022, os esforços da ONU contribuíram para direcionar a assistência humanitária a mais de 1,6 milhão de libaneses, incluindo ajuda em dinheiro, alimentos, saúde, educação, proteção, habitação e serviços de água.

Além disso, a prestação de apoio envolveu cerca de 200 municípios libaneses no fortalecimento da prestação de serviços básicos e na redução da pressão sobre os recursos em comunidades de alto risco.

Nesse sentido, a comunidade humanitária deseja reiterar e esclarecer que a proteção das mulheres, homens, meninos e meninas mais vulneráveis ​​é uma prioridade para a ONU e seus parceiros.

Ao mesmo tempo, Rochdi lembrou ao governo libanês seu compromisso com o princípio de não repulsão sob o direito internacional e sua responsabilidade de garantir o retorno seguro, voluntário e digno dos refugiados.

Ele pediu a todas as partes que mostrem o espírito de solidariedade e respeito mútuo em meio às complexas condições de vida no Líbano e se abstenham de alimentar sentimentos negativos na mídia e nas redes sociais.

Segundo dados de entidades da ONU, cerca de dois milhões de refugiados da Síria, Palestina e outras nações estão tentando sobreviver ao colapso econômico no Líbano.

rgh/yma/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES