25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Campanha Fora Bolsonaro a retomar protestos no Brasil

Brasil, campaña, fuera, bolsonaro, protestas

Campanha Fora Bolsonaro a retomar protestos no Brasil

Brasília, 22 jul (Prensa Latina) Movimentos sociais integrantes da campanha Fora Bolsonaro debatem hoje as novas ameaças do líder de extrema-direita Jair Bolsonaro, que em reunião com embaixadores atacou as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral no Brasil.

No Palácio da Alvorada (residência oficial em Brasília), perante cerca de 40 diplomatas estrangeiros, no dia 18 de julho, o ex-militar repetiu infundadas e já negadas suspeitas sobre as urnas eletrônicas e o processo eleitoral.

Ele baseou sua fala em uma investigação aberta pela Polícia Federal em 2018, com autorização do Supremo Tribunal Federal, sobre a invasão de um hacker no sistema do Superior Tribunal de Justiça (TSE).

No entanto, o TSE informou repetidamente que esse acesso foi bloqueado e não interferiu em nenhum resultado.

“Basicamente aquele encontro (com embaixadores) foi emblemático de como o governo Bolsonaro canalizou essa perspectiva de golpe”, alertou Rafael Rud, integrante da Frente Povo Sem Medo e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, citado pelo portal Rede Brasil Atual.

Segundo o ativista, se as organizações populares “não reagirem agora, pode ser tarde demais. E as pessoas entram em um campo de retrocessos que podem ser irreparáveis para a democracia e as eleições”.

Assim, frisou, “a ideia é que as pessoas de alguma forma também atendam a esse clamor da sociedade, com medo dessas manifestações de Bolsonaro, que ataca a democracia e o sistema eleitoral brasileiro”.

Por sua vez, Raimundo Bonfim, da Central de Movimentos Populares e da Frente Brasil Popular, afirmou que entre as ações que serão avaliadas pelo Fora Bolsonaro está a retomada dos atos de rua.

Ao longo do ano passado, a articulação foi responsável por realizar pelo menos oito mobilizações para exigir o impeachment (destituição) do chefe do Executivo.

Essa campanha é composta pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, além de movimentos sociais e sindicais, entidades e grupos populares.

Vários setores da sociedade brasileira reagiram aos ataques promovidos por Bolsonaro durante o encontro com embaixadores. Mais de 40 membros do Ministério Público exigiram uma investigação do procurador-geral Augusto Aras e partidos da oposição também apresentaram uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal.

Na véspera, o presidente do TSE, Edson Fachin, deu cinco dias a Bolsonaro para explicar seus ataques contra o processo de votação.

Fachin solicitou esses esclarecimentos perante uma ação do Partido Democrático Trabalhista, que acusa o ex-capitão do Exército de propaganda eleitoral antecipada.

jha/ocs/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES