24 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

PIB da China avança apenas 2,5 pontos no primeiro semestre de 2022

PIB da China avança apenas 2,5 pontos no primeiro semestre de 2022

Beijing, 15 jul (Prensa Latina) A China divulgou hoje uma expansão de seu Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 2,5 pontos em janeiro-junho, um dos números mais baixos em anos e causado pelo surto de Covid-19 e da Guerra russo-ucraniana.

De acordo com o Gabinete Nacional de Estatísticas, durante o primeiro semestre de 2022 os principais indicadores da economia também tiveram um desempenho negativo, com uma queda acentuada de 0,7% nas vendas a retalho de bens de consumo.

Enquanto isso, o investimento em ativos fixos subiu apenas 6,1 pontos e a atividade comercial encerrou a etapa janeiro-junho com um aumento homólogo de 9,4%, o que representou operações de 2,94 trilhões de dólares.

A taxa de desemprego foi de 5,7% durante o primeiro semestre do ano e 6,54 milhões de novos empregos foram criados nas áreas urbanas.

As estatísticas corroboram os desafios da economia chinesa e obscurecem as perspectivas no caminho da meta de despedir 2022 com o PIB acima de 5,5 pontos, um dos mais baixos da última década, mas em linha com a recuperação do país e seus planos para garantir estabilidade.

A China sempre esteve ciente dos desafios e, de fato, baixou suas previsões de crescimento para 2,1% no segundo trimestre, devido a fatores como queda na demanda, interrupções nas cadeias de suprimentos, o flagelo da pandemia e o conflito Rússia-Ucrânia.

“Não foi fácil alcançar o crescimento econômico”, enfatizou o Bureau, referindo-se à pressão descendente relatada principalmente em abril, em meio aos bloqueios em Xangai e Jilin.

No entanto, as autoridades estão confiantes numa recuperação gradual devido ao reinício da produção nestes e noutros importantes centros econômicos, com as políticas de apoio do Governo.

Fu Linghui, porta-voz da Mesa, ratificou esta sexta-feira a resiliência e o potencial do país para fechar o ano com um crescimento do PIB entre cinco e seis pontos, desde que garanta uma retoma dos investimentos, da atividade fabril e do desenvolvimento com base na inovação .

rgh/ymr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES