25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Desastres naturais e conflitos desalojam 1,8 milhão de afegãos

Afganistán, catástrofes, naturales, conflictos, desplazados

Desastres naturais e conflitos desalojam 1,8 milhão de afegãos

Cabul, 14 de jul (Prensa Latina) Quase dois milhões de pessoas no Afeganistão estão deslocadas devido ao conflito armado e desastres naturais ocorridos entre janeiro de 2021 e abril de 2022, alertou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Em sua conta no Twitter, a OIM observou que o número de afegãos deslocados internamente aumentou constantemente desde 2019, informou a agência de notícias Pajhwok.

Um número sem precedentes de 1,8 milhão de pessoas teve que se mudar dentro do país da Ásia Central devido a conflitos e desastres naturais.

O Afeganistão enfrenta uma grave crise humanitária, com milhões de pessoas passando fome após as sanções impostas pelos Estados Unidos e pelo Ocidente, que cortaram bilhões de dólares em ajuda ao desenvolvimento, a que se acrescentou um recente terremoto, que causou mais de mil mortes e quase três mil feridos.

O grupo armado do Talibã assumiu o controle da nação empobrecida em agosto do ano passado, após duas décadas de guerra após a invasão militar dos Estados Unidos e seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte sob o pretexto de combater o terrorismo.

A crítica situação afegã também é marcada por uma intensa seca que reduziu a produção agrícola nacional, aumentando o perigo da fome, além da falta de água, apesar dos abundantes recursos naturais do país, como terras raras, ouro e lítio.

jf/abm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES