20 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Escassez global de energia está longe de seu ponto crítico

energía, global, escasez, punto, crítico

Escassez global de energia está longe de seu ponto crítico

Paris, 13 de jul (Prensa Latina) O diretor da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, declarou que a escassez global de energia derivada da tensão política internacional está hoje longe de seu ponto mais crítico.

Birol especificou que a escassez, que desencadeou o custo de recursos como petróleo e eletricidade, não atinge o seu nível mais grave, disse o especialista, que afirmou que o mundo nunca testemunhou uma crise energética tão importante em termos de profundidade e complexidade.

Em fórum de energia realizado na Austrália, o gestor explicou que, quando iniciou sua operação militar especial na Ucrânia, em fevereiro de 2022, a Rússia era o maior exportador mundial de petróleo e gás natural, além de um importante player no mercado de matérias-primas, por quais as modificações nessa dinâmica geraram aumentos de preços.

De acordo com o chefe da AIE, o aumento dos custos de energia está dificultando o abastecimento de tanques de gás, o aquecimento de casas e gerir as indústrias em todo o mundo, provocando inflação e causando agitação social.

Os problemas de abastecimento de petróleo, estima ele, podem acelerar as políticas de transição para energias mais limpas, enquanto a Europa luta para garantir o abastecimento de suas populações, enquanto 2022 avança e se aproxima o inverno em um continente onde o combustível é essencial.

Birol alertou que este inverno na Europa será muito difícil, o que está causando grande preocupação e pode ter sérias consequências para a economia mundial.

No mesmo evento, a chefe do Departamento de Energia dos Estados Unidos, Jennifer Granholm, pediu que seu país e aliados não substituam a dependência da energia russa pela de outro fornecedor, além de diversificar suas cadeias de suprimentos.

Ele admitiu que, por exemplo, o domínio da China sobre várias cadeias de suprimentos pode tornar a política energética dos EUA vulnerável, em um cenário em que o líder asiático controla cerca de 80% do fornecimento de energia solar, número que pode subir para 95% em 2025, segundo estimativas da própria AIE.

Granholm enfatizou que a China também é líder no uso de lítio e energia eólica, enquanto explora a tecnologia de hidrogênio limpo, de modo que a mudança para essa fonte em nível global pode ser o maior plano de paz que todos queremos e precisamos. oda/crc / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES