29 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Uma análise pública na legislação cubana de comunicação social

Uma análise pública na legislação cubana de comunicação social

Havana, 12 de julho (Prensa Latina) Como compromisso de maior transparência na informação de interesse público, foi qualificado um anteprojeto de Lei de Comunicação Social sobre o qual a população de Cuba poderá se manifestar a partir de hoje.

Assim foi definido o texto legislativo em uma conferência com a imprensa nacional e estrangeira nesta capital por membros da comissão redatora, chefiada por Onelio Castillo, vice-presidente do Instituto Cubano de Rádio e Televisão (ICRT).

Ressaltaram que este projeto de lei estabelece claramente o direito dos cidadãos de receber, solicitar e exigir informação pública Castillo destacou que este regulamento em sua versão número 32 pode ser consultado a partir desta terça-feira no site do Ministério da Justiça, para que especialistas e a população em geral possam enriquecê-lo com suas opiniões e observações durante os próximos meses, de forma totalmente processo democrático.

Explicou que este projeto de lei se baseia nas disposições da Constituição e nos acordos e diretrizes emitidos pelos congressos do Partido Comunista de Cuba (PCC) e outras instituições e busca fortalecer a cultura do diálogo e o uso responsável e ético da informação .informação com o cidadão como centro.

Por sua vez, Humberto Fabián Suárez, vice-presidente da Associação Cubana de Comunicadores Sociais, explicou que foram consultados um grande número de documentos políticos do PCC e de outras instituições do país para a elaboração do anteprojeto.

Além disso, utilizou-se a experiência internacional, para a qual foram considerados trinta constituições e 15 códigos penais da América Latina e da Espanha, além de leis-quadro de instituições internacionais, entre outras fontes.

Esta versão do anteprojeto tem dois títulos, 13 capítulos, 69 artigos e várias disposições finais e transitórias e caracteriza-se, ao contrário de outras legislações, por ser abrangente em questões relacionadas à comunicação social nos níveis institucional, midiático e comunitário.

Enquanto isso, Jorge Legañoa, vice-presidente do Sindicato de Jornalistas Cubanos, caracterizou o projeto como inédito, robusto, estratégico e oportuno em termos de comunicação e que está intimamente relacionado ao Código de Ética dos profissionais da imprensa cubana.

Salientou ainda que constitui um avanço importante porque reúne tudo o que diz respeito à comunicação social, para além do que diz respeito aos meios de comunicação, e supera a dispersão legislativa que existia até agora nesta matéria.

rgh/rc/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES