13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia presente na reunião de ministro das Relações Exteriores do G20

Rusia, canciller, G20

Rússia presente na reunião de ministro das Relações Exteriores do G20

Moscou, 7 jul (Prensa Latina) O Ministro das Relações Exteriores russo Sergey Lavrov participa hoje da reunião dos Ministros das Relações Exteriores dos países membros do Grupo dos 20 (G20) em Bali, Indonésia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O ministério russo publicou em seu site que Lavrov manterá conversações bilaterais com seus homólogos chineses e turcos, Wang Yi e Mevlut Cavusoglu, respectivamente, à margem da reunião.

Além disso, o comunicado especifica que possíveis contatos estão sendo preparados com líderes da indústria na África do Sul, Brasil e México.

Da mesma forma, a agência descartou que o chefe da diplomacia russa se reunisse com o Secretário de Estado norte-americano Antony Blinken nesta ocasião, apesar de este ser o primeiro evento em que eles se reuniram desde a reunião realizada em 21 de janeiro em Genebra, na Suíça.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, disse à mídia anteriormente que a Rússia planeja abordar “questões urgentes relacionadas à consolidação dos princípios do multilateralismo em condições de uma ordem mundial policêntrica, bem como o aumento da segurança alimentar e energética”.

A reunião dos ministros das Relações Exteriores do G20 decorrerá até sexta-feira sob o tema Construir juntos um mundo mais pacífico, estável e próspero.

Os organizadores explicaram que o evento será realizado em duas sessões: Fomentar o multilateralismo, que abordará estratégias para promover a cooperação global e construir confiança mútua entre os países, e a segurança alimentar e energética, dedicada à luta contra a crise alimentar.

Este evento precede a cúpula dos líderes dos estados membros do G20 a ser realizada em 15-16 de novembro, também em Bali.

O evento, que este ano chega a sua 17ª edição, tornou-se tema de forte controvérsia devido à possível participação do presidente russo Vladimir Putin, que neste caso participaria de uma reunião de alto nível com países ocidentais pela primeira vez desde o início da operação militar russa na Ucrânia.

Neste sentido, vários políticos ocidentais pediram um boicote à cúpula caso o líder russo decidisse participar.

Apesar das chamadas, o presidente indonésio Joko Widodo confirmou em abril passado que havia convidado seus homólogos russo e ucraniano, Vladimir Zelensky, em resposta à premissa de que seu país quer unir o G20. “Não deixe que haja uma ruptura”, disse ele.

No dia anterior, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia esclareceu que o formato da participação de Putin na Cúpula do G20 dependerá da situação global e do ambiente epidemiológico no sudeste asiático.

jf/odf/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.