8 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Relações Exteriores russo e chinês discutem a situação na Ucrânia

China, Rusia, cancilleres, Ucrania

Relações Exteriores russo e chinês discutem a situação na Ucrânia

Moscou, 7 jul (Prensa Latina) Os ministros das Relações Exteriores da Rússia e da China, Sergey Lavrov e Wang Yi, respectivamente, discutiram hoje a situação na Ucrânia e a atividade dos países ocidentais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Ministério das Relações Exteriores russo publicou uma declaração em seu site, especificando que a reunião entre os ministros das Relações Exteriores foi realizada à margem da reunião dos ministros das Relações Exteriores dos 20 países do Grupo dos 20 (G20) em Bali, Indonésia.

“Os lados dedicaram atenção especial à situação na Ucrânia e nos arredores, e Lavrov informou seu homólogo chinês sobre como as tarefas básicas definidas pela operação especial das Forças Armadas russas, lançada para defender a população civil de Donbass, desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia, estão sendo cumpridas”, diz o texto.

O corpo diplomático também explicou que os ministros também avaliaram as medidas tomadas pelos países ocidentais para impulsionar o conflito russo-ucraniano.

Lavrov e Wahng Yi repudiaram a inadmissibilidade de impor sanções unilaterais, contornando as Nações Unidas, o texto acrescenta.

Os ministros das Relações Exteriores valorizaram muito o estado atual das relações russo-chinesas e observaram que, apesar da complicada situação geopolítica, Moscou e Beijing estão expandindo sua cooperação estratégica e estão agindo a partir de posições comuns ou estreitamente relacionadas na maioria das questões em discussão.

“As partes confirmaram sua prontidão para aprofundar ainda mais a coordenação de suas posições de política externa”, disse o Ministério das Relações Exteriores.

Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia publicou em seu site que, à margem da reunião ministerial, Lavrov também realizará conversações bilaterais com seu homólogo turco Mevlut Cavusoglu.

O comunicado emitido pelo Ministério das Relações Exteriores também especifica que também estão sendo preparados possíveis contatos com os ministros das Relações Exteriores da África do Sul, Brasil e México.

Da mesma forma, o corpo diplomático descartou a possibilidade de o chefe da diplomacia russa se encontrar com o Secretário de Estado norte-americano Antony Blinken nesta ocasião, apesar de este ser o primeiro evento em que eles se reuniram desde a reunião realizada em 21 de janeiro em Genebra, na Suíça.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse anteriormente à mídia que o evento pretende abordar as questões prementes da consolidação dos princípios do multilateralismo em condições de uma ordem mundial policêntrica, bem como do aumento da segurança alimentar e energética.

A reunião dos ministros das Relações Exteriores do G20 decorrerá até sexta-feira, 7 de julho, sob o tema Construir juntos um mundo mais pacífico, estável e próspero.

mem/odf/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.