10 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Premiê britânico renuncia após perder apoio de seu partido

Boris Johnson, renuncia

Premiê britânico renuncia após perder apoio de seu partido

Londres, 7 Jul(Prensa Latina) O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou hoje sua renúncia após admitir que perdeu o apoio do Partido Conservador, após uma série de escândalos que abalaram seu mandato.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

É claro que a vontade da bancada conservadora no Parlamento é para um novo líder do partido e, portanto, um novo primeiro-ministro, disse Johnson em uma declaração televisionada à nação do lado de fora da 10 Downing Street. , sede do governo britânico.

O polêmico líder, que teve que aceitar a renúncia de 59 membros do gabinete em apenas 24 horas, disse que o processo de seleção para seu substituto deve começar imediatamente, embora tenha confirmado que continuará à frente do Executivo até a eleição de um novo líder conservador.

A renúncia de Johnson abre caminho para uma disputa de liderança entre os parlamentares do partido cujo cronograma será anunciado na próxima semana e pode culminar em outubro, quando os conservadores estão programados para realizar sua conferência anual.

A possibilidade do primeiro-ministro demissionário permanecer no poder até a queda é rejeitada pela oposição política no Parlamento e não poucos legisladores conservadores, que preferem que ele deixe imediatamente a chefia do governo.

O líder trabalhista Keir Starmer já anunciou que apresentará uma moção de desconfiança no Parlamento se Johnson insistir em permanecer no cargo, um aviso que foi apoiado pelos liberais democratas e outros partidos da oposição.

Na opinião de Starmer, que afirmou estar pronto para uma eleição geral, não faz sentido que seu inimigo político continue se agarrando ao poder após um mandato marcado por mentiras, fraudes e caos.

Seu próprio partido finalmente chegou à conclusão de que ele não está apto para ser primeiro-ministro, e os trabalhistas apresentarão uma moção de desconfiança se os conservadores não se livrarem dele, enfatizou.

A rebelião que arruinou a carreira política de Johnson foi precedida por vários escândalos recentes, como o causado pelas festas ilegais realizadas em seu escritório durante a quarentena devido à pandemia do Covid-19.

A gota d’água foi a nomeação de um deputado acusado de má conduta sexual como chefe de disciplina partidária dentro do partido conservador.

O escândalo estourou na semana passada, quando o próprio legislador Chris Pincher renunciou ao cargo e mais tarde foi suspenso por apalpar dois homens em um bar privado de Londres.

Johnson teve que admitir que estava ciente das reclamações sobre o deputado e que, apesar disso, o nomeou para um cargo tão importante.

mv/nm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.