8 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Corte francesa condena o estado por invadir um meio de comunicação

Francia, allanamiento, medio, prensa

Corte francesa condena o estado por invadir um meio de comunicação

Paris, 7 jul (Prensa Latina) O tribunal de Nanterre anunciou hoje a sentença pela qual condenou o Estado francês a uma multa de 10.000 euros pela tentativa de busca, realizada em 2019, na redação da Mediapart da mídia digital.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O julgamento considerou que a busca contestada violou a liberdade de expressão e a confidencialidade das fontes, “não sendo necessária em uma sociedade democrática nem proporcional ao objetivo perseguido na acepção da jurisprudência da CEDH (Tribunal Europeu dos Direitos Humanos)” sobre a liberdade de imprensa, o tribunal decidiu.

O advogado da Mediapart, Emmanuel Tordjman, saudou “esta decisão histórica, que consagra a liberdade de informar e lembra às autoridades judiciais que a imprensa não é um lugar para ir com impunidade”, disse ele.

O presidente e cofundador do site, Edwy Plenel, disse que “ao sancionar o abuso do poder do Estado, [a decisão] nos lembra a necessidade vital, em uma democracia, de um judiciário independente e de uma imprensa livre”.

Em janeiro de 2019, a Mediapart publicou trechos de áudio de uma conversa entre dois réus em um caso de violência, ambos ligados ao partido no poder e ao gabinete da presidência francesa.

Em uma tentativa de obter as gravações e para evitar mais vazamentos para o público, dois promotores e três policiais tentaram revistar as instalações da Mediapart sem as devidas salvaguardas judiciais e processuais para realizar a missão.

mv/acm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.