10 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Câmara autorizada no Brasil a investigar corrupção na Educação

Brasil, investigación, corrupción

Câmara autorizada no Brasil a investigar corrupção na Educação

Brasília, 7 jul (Prensa Latina) O presidente do Senado brasileiro, Rodrigo Pacheco, leu o pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre corrupção no Ministério da Educação, publicado hoje no Diário Oficial da União.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Com as exigências e divulgação no cotidiano, as comissões (serão três) são oficialmente constituídas, mas para seu funcionamento depende da designação dos membros pelos dirigentes dos blocos partidários.

Segundo o secretário-geral do Senado, mesmo com a leitura feita por Pacheco, os senadores podem retirar assinaturas das demandas de instalação.

O portal G1 assegura que a criação de três grupos ao mesmo tempo foi uma solução política para atender à oposição que pressionava pela CPI da Educação e também às reivindicações de partidários do governo, contrariando o legislativo para fiscalizar aquela pasta.

Apesar de criadas, as comissões só devem funcionar após as eleições de outubro, conforme acordo firmado entre Pacheco e lideranças partidárias.

Entre os pedidos que aguardavam leitura, estava a criação da comissão para apurar as denúncias de desvio de recursos públicos na associação entre o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, encaminhados ao ex-funcionário a pedido do presidente Jair Bolsonaro.

A mídia diz que, até a semana passada, o chefe do Senado resistiu à criação da comissão, mas foi convencido pelos opositores de que manter a CPI seria ruim para sua campanha de reeleição.

O argumento por uma CPI ganhou força após suspeitas de obstrução do ex-capitão do Exército nas investigações contra o ex-ministro.

Recentemente, em ligação interceptada pela Polícia Federal, Ribeiro disse à filha que Bolsonaro o havia alertado para uma possível operação de busca e apreensão em sua direção, como realmente aconteceu.

Segundo o senador Randolfe Rodrigues, o governante de extrema-direita teme as declarações do ex-funcionário e do religioso, que “mostram inequivocamente que há indícios de que esse esquema de corrupção tenha tentáculos no Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo)”.

Uma reportagem do jornal Folha de São Paulo divulgou um áudio no dia 21 de março em que Ribeiro afirmava ser a favor de um pedido do chefe de Estado e de conselhos municipais ligados a clérigos amigos do governo.

mem/ocs/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.