8 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Estado de Bayelsa, Nigéria e Cuba iniciam cooperação frutífera (+Foto)

Estado de Bayelsa, Nigéria e Cuba iniciam cooperação frutífera (+Foto)

Havana, 6 de julho (Prensa Latina) As negociações e acordos alcançados em Cuba abrem caminho para uma cooperação frutífera, disse Douye Diri, governador do importante estado nigeriano de Bayelsa, que encerrou hoje uma visita de trabalho aqui.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Apreciamos o que esperávamos e, quando concretizarmos na Nigéria o que concordamos e assinamos em Havana, poderemos dizer que cumprimos nossos objetivos. Este é apenas o começo do que será uma relação benéfica, ” Diri disse à Prensa Latina antes de sua partida.

Na opinião do governador, a visita foi muito atrativa; “Encontramos um povo hospitaleiro, e nossa colaboração vai dissipar os equívocos que alguns possam ter entre dois sistemas diferentes, e vai trazer à tona as excelentes relações e semelhanças deslumbrantes entre Nigéria e Cuba”, afirmou.

Diri presidiu a assinatura de um Memorando de Entendimento (MdE) entre seu governo e a BioCubaFarma, que fornece a estrutura para o estabelecimento de uma aliança biofarmacêutica de longo prazo para o fornecimento e coprodução de vacinas e outros medicamentos não apenas para seu estado, mas também para o resto da Nigéria e países vizinhos da África Ocidental.

Além disso, a delegação visitante avaliou com o Comerciante de Serviços Médicos de Cuba a assinatura de um convênio para a formação acadêmica na ilha de jovens em medicina, enfermagem, farmácia e engenharia eletromédica.

Da mesma forma, exploraram possibilidades de colaboração com especialistas do grupo AZCuba em Matanzas, assim como executivos do Parque Científico-Tecnológico, acadêmicos da Universidade e funcionários do governo daquela província ocidental cubana.

Diri foi acompanhada pela Comissária de Saúde de Bayelsa, Pabara Newton Igwele, a Secretária Executiva do Ministério do Comércio, Indústria e Investimentos Paciência O. E. Abah, o vice-reitor da Universidade de Ciências Médicas de Bayelsa, Professor Ibitimitula Nicholas Etebu e outros quatro funcionários de sua administração.

A delegação visitante foi acompanhada pelo embaixador nigeriano em Cuba, Benaoyagha B. M. Okoyen, e pela conselheira econômica e empresarial Grace Stone.

Patience O. M. Abah disse à Prensa Latina que as reuniões em Havana mostraram que o potencial de Bayelsa pode se tornar realidade e servir a todo o povo nigeriano.

A secretária executiva do Comércio, Indústria e Investimentos destacou que no seu país muitas pessoas adoecem e até morrem porque é difícil ou impossível obter imunizações ou medicamentos. “Poder contar com uma co-produção com Cuba de vacinas e outros medicamentos será muito benéfico para toda a Nigéria”, destacou.

O vice-reitor da Universidade Ibitimitula N. Etebu disse que, como médico, a visita lhe permitiu apreciar que, apesar dos grandes desafios que Cuba enfrenta devido às políticas externas punitivas, “conseguiu com resistência manter de forma sustentável um sistema de saúde reconhecido internacionalmente”. .

Na Bayelsa não existem tais obstáculos externos, mas não tem progresso tecnológico “, e esta visita revela que vamos conseguir alcançar este desenvolvimento.

mh/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.