13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba em situação favorável, mas atenta a surtos de Covid-19

Cuba em situação favorável, mas atenta a surtos de Covid-19

Havana, 6 jul (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, destacou hoje a situação muito favorável da ilha em termos de Covid-19, mas destacou que o país está atento aos surtos da emergência sanitária em o mundo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o presidente na sua conta oficial no Twitter, o território insular “pertence a uma aldeia global cujo panorama de enfrentamento da pandemia tem sido um fracasso”.

Ele também enfatizou que “o perigo está na confiança”, pelo que chamou a atenção para a necessidade de manter a percepção de risco diante da doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Na véspera, em uma reunião do governo com cientistas e especialistas do país para o controle da Covid-19, o reitor da Faculdade de Matemática e Computação da Universidade de Havana, Raúl Guinovart, informou sobre os modelos de previsão da pandemia em o país.

Segundo o Doutor em Ciências, as províncias ocidentais de Havana, Mayabeque, Matanzas e o município especial de Isla de la Juventud tiveram um ligeiro aumento de casos, que ele chamou de “pequenos picos”.

A epidemia vai ter certas oscilações, mantendo características da endemia, e para todas as províncias vai manter-se a tendência de controlo dos casos, excepto na capital, onde o número de casos confirmados pode continuar a crescer lentamente, indicou o especialista .

Acrescentou que embora devam prevalecer níveis elevados de imunidade, na última semana os diagnosticados com esta doença e internados aumentaram, o que pode fazer com que os cenários previstos mudem para os próximos dias.

A diretora de Ciência e Inovação Tecnológica do Ministério da Saúde Pública (MINSAP), Ileana Morales, destacou que apenas 17 países ultrapassam, em processos de imunização, 85% de sua população vacinável, enquanto 87 nações têm menos de 50% de seus habitantes com esses injetáveis.

“Este é um tremendo perigo transfronteiriço, quando quase um milhão de casos estão sendo registrados diariamente no planeta”, alertou.

Segundo o responsável do Minsap, no final de junho a transmissão da Covid-19 em Cuba diminuiu 68,3% em relação ao mês de maio.

A reunião no Palácio da Revolução de Havana também incluiu em sua agenda a análise das perspectivas da imunossenescência em Cuba, em referência às mudanças que ocorrem no sistema imunológico devido ao envelhecimento.

mem/cgc/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.