8 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nigéria e Cuba firmam aliança biofarmacêutica

Cuba-Nigeria-alianza-biofarmacéutica

Nigéria e Cuba firmam aliança biofarmacêutica

Havana, 5 de julho (Prensa Latina) O governo de Bayelsa, importante estado nigeriano, e o Grupo BioCubaFarma assinaram hoje aqui um Memorando de Entendimento (MdE) destinado a estabelecer uma aliança biofarmacêutica de longo prazo para a coprodução de vacinas e outros drogas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Para a delegação nigeriana, a comissária de Saúde de Bayelsa, Pabara Newton Igwele, assinou o MdE, e para o conglomerado biofarmacêutico cubano, sua vice-presidente, Mayda Mauri Pérez.

As testemunhas da assinatura foram a Secretária Executiva do Ministério do Comércio, Indústria e Investimentos de Bayelsa, Patience O. E. Abah; o governador daquele estado, Douye Diri, que chefia a delegação visitante, e o embaixador nigeriano em Cuba, Benaoyagha B. M. Okoyen.

A solenidade também contou com a presença do Diretor Comercial e de Negócios da BioCubaFarma, David Curbelo, e demais executivos do grupo empresarial.

Visto como um exemplo de cooperação Sul-Sul, o MdE fornece o quadro para a colaboração no fornecimento por Cuba de produtos farmacêuticos e biotecnológicos, bem como a transferência de tecnologia para a produção conjunta em Bayelsa desses medicamentos, em particular vacinas, e sua comercialização na Nigéria e em outros estados da África Ocidental.

O Memorando também contempla a pesquisa neste importante campo e o intercâmbio de pessoal especializado, além de treinamento. A BioCubaFarma, que reúne 31 empresas na ilha e outras no exterior com base em associações, exporta medicamentos e biopreparações para 51 países.

No total, fabrica 996 produtos para o mercado cubano, dos quais 757 são destinados ao sistema público de saúde, explicou Curbelo à delegação, lembrando que os laboratórios do grupo produzem oito das 12 vacinas incluídas no programa nacional de imunização.

Entre eles o Heberpenta, desenvolvido para prevenir difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza tipo B.

Como parte do programa de visitas, a delegação governamental de Bayelsa planeja visitar uma planta dos laboratórios da AICA.

Em seu primeiro dia de trabalho na segunda-feira, o governador Diri e sua comitiva realizaram reuniões na Comerciante de Serviços Médicos de Cuba, com a qual avalia a assinatura de um acordo de cooperação para formação acadêmica na ilha de jovens em medicina, enfermagem, farmácia e engenharia eletromédica.

Da mesma forma, trocaram com especialistas do grupo AZCuba de Matanzas, assim como com executivos do Parque Científico-Tecnológico, acadêmicos da Universidade e funcionários do governo daquela província ocidental de Cuba.

mh/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.