13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Macron pede expansão de laços Argélia no aniversário da independência

Francia-Argelia-relaciones

Macron pede expansão de laços Argélia no aniversário da independência

Paris, 5 jul (Prensa Latina) O presidente da França, Emmanuel Macron, expressou hoje seu compromisso de ampliar os laços com a Argélia, em carta enviada ao seu homólogo argelino, Abdelmadjid Tebboune, coincidindo com o 60º aniversário da independência do país norte-africano.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Na carta, o líder francês expressou “os seus melhores votos ao povo argelino e o seu desejo de que os laços já fortes entre a França e a Argélia continuem a ser reforçados”, sublinharam fontes da Presidência, e “reiterou o seu compromisso de continuar com a sua proposta para reconhecer a verdade e reconciliar a memória dos povos argelino e francês”, acrescentaram.

Além disso, e por ocasião da data, será feita uma coroa de flores em seu nome no Memorial Nacional da Guerra da Argélia e da Luta em Marrocos e na Tunísia, no cais Branly em Paris, em homenagem às vítimas do massacre de europeus em Oran.

Em 5 de julho de 1962, a Argélia declarou sua independência após 132 anos de colonização francesa e uma sangrenta guerra de libertação de quase oito anos, e no mesmo dia ocorreu um tiroteio em Oran no qual, segundo Macron, “centenas de europeus, principalmente Francês”.

Após a publicação do relatório do historiador francês Benjamin Stora em janeiro de 2021, Macron prometeu realizar “atos simbólicos” para tentar reconciliar os dois países, mas excluiu “arrependimento” e “desculpas”, uma declaração que foi recebida com desagrado por Argel.

mem/acm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.