10 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Egito considera chave realizar eleições na Líbia para acabar crise

Egipto-Libia-elecciones

Egito considera chave realizar eleições na Líbia para acabar crise

Cairo, 5 jul (Prensa Latina) O chefe do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed Al Menfi, e o presidente egípcio, Abdel Fattah El Sisi, concordaram que a realização das eleições é a única maneira de resolver a crise que este país vive hoje essa nação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Durante uma conversa telefônica, ambos os líderes também pediram a saída de todas as forças estrangeiras e mercenários do território líbio, disse um comunicado do porta-voz presidencial egípcio Bassam Rady.

El Sisi ratificou o apoio do Cairo aos esforços de reconciliação da Líbia com o objetivo de acabar com as disputas políticas internas.

Al Menfi, por sua vez, agradeceu os esforços liderados por El Sisi para apoiar a Líbia e lembrou os laços históricos entre as duas nações.

O ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, disse no domingo que seu país está preocupado com a crise lá.

Referindo-se aos recentes protestos em várias cidades líbias, considerou que é um sinal de insatisfação popular.

Shoukry reiterou o apoio do Egito ao diálogo nacional líbio que está sendo mediado pela ONU enquanto critica o descumprimento dos termos do acordo para encerrar a disputa.

As eleições presidenciais deveriam ocorrer em dezembro de 2021, mas foram adiadas devido a divergências entre facções rivais sobre as leis relativas ao processo e a elegibilidade dos candidatos ao cargo mais alto.

O Cairo sediou várias rodadas de negociações entre o Alto Conselho de Estado, com sede no oeste da Líbia, e o Parlamento nacional, com sede no leste.

Ambos os lados mantêm diferenças profundas e apoiam governos rivais, o que ameaça fraturar o país.

Essa nação vive uma espiral de violência desde a derrubada e subsequente assassinato de Muammar al-Gaddafi em 2011, após uma guerra apoiada por membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

acl/rob/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.