8 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba alerta para alta transmissão da dengue

Cuba-dengue-alta-transmisión

Cuba alerta para alta transmissão da dengue

Havana, 5 de julho (Prensa Latina) Quatro províncias cubanas apresentam transmissão aberta da dengue, situação que se torna complexa devido à alta infestação do mosquito Aedes Aegypti, alertou hoje um especialista.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As províncias orientais de Holguín, Las Tunas e Camagüey relatam alta transmissão, assim como Havana, especialmente os municípios de Playa e Cotorro, explicou Madelaine Rivera, Diretora Nacional de Vigilância e Controle Vetorial do Ministério da Saúde Pública (MINSAP). conferência.

O 60,8 porcento dos focos estão concentrados em 17 municípios do país, bem como nas províncias de Holguín (13,5), Camagüey (11,8), Santiago de Cuba (13) e Havana (16,5), detalhou o responsável.

Convocando a população a minimizar a transmissão com ações abrangentes nas comunidades, ele explicou que 83 porcento do foco está concentrado nas residências, principalmente nas caixas d’água domiciliares.

Se conseguirmos reduzir os níveis de infestação do mosquito, podemos minimizar os casos de dengue, exortou.

Diante dessa situação, são orientadas ações em 71 municípios de risco a partir do tratamento focal com abatedouro, produto que atingirá 100 porcento dos domicílios dessas localidades.

Em outro momento, explicou que devido à situação atual do país com combustível, não haverá pulverização intensiva conforme previsto no protocolo habitual, mas será feito um trabalho para detectar possíveis fontes.

Rivera enfatizou que antes da detecção de um caso IgM positivo para dengue, serão realizadas ações diferenciadas naquela casa, que permitem diminuir o risco como tratamento adulticida e instado no caso de pacientes com febre, dor de cabeça, mal-estar geral ou cárie. para o médico.

Doença que afeta pessoas de todas as idades, a dengue é transmitida pela picada de um mosquito infectado. Os sintomas variam de uma febre leve a uma febre incapacitante, acompanhada de dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares e eritema.

mv/alb/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.