19 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mosteiro Mar Moisés na Síria, lugar de oração e meditação (+ Fotos)

Mosteiro Mar Moisés na Síria, lugar de oração e meditação (+ Fotos)

Damasco, 4 de julho (Prensa Latina) Na serra de Qalamoun, 100 quilômetros a nordeste desta capital, ergue-se o mosteiro Mar Moisés el Abissínio, construído no século VII sobre as ruínas de uma torre romana.

Até 2011, o local era o destino preferido de milhares de sírios e estrangeiros que encontraram nele um espaço ideal para oração e meditação, e onde desfrutam de tranquilidade e paz incomparáveis.

monasterio Mar Moisés Siria

Durante os anos da guerra, o mosteiro não sofreu nenhum dano direto, mas a moral foi grande com o desaparecimento do padre italiano Paolo Dall’Oglio, a quem se credita restaurá-lo em 1982 e renovar a vida monástica; Além disso, o sequestro do ex-abade, padre Jacques Murad, em 2015.

monasterio Mar Moisés Siria

O mosteiro, cuja construção carece de qualquer tipo de extravagância ou decoração, inclui uma igreja datada do século XI cujas paredes estão cobertas de figuras icónicas, murais antigos e inscrições em árabe, siríaco e grego.

Em uma de suas paredes estão escritas as frases do Alcorão “em nome de Alá, o Clemente, o Misericordioso” e “Deus é amor”, numa mensagem de convivência e harmonia entre muçulmanos e cristãos.

Em 2010, o número de visitantes ao mosteiro chegou a 30 mil, antes que esse movimento fosse completamente interrompido devido à eclosão do conflito na Síria em 2011.

monasterio Mar Moisés Siria

Hoje vivem no mosteiro dois monges, uma freira e dois jovens que vivem a vida monástica. O edifício é composto por três pisos, tem salas para visitantes, uma enorme biblioteca, um museu e um aviário, dos quais os seus inquilinos são autossuficientes.

Em declarações à Prensa Latina, a freira Huda Fadoul assegura que o mosteiro é um destino e ponto de encontro de todas as religiões e é visitado tanto por muçulmanos como por cristãos, onde desfrutam de paz e tranquilidade.

Graças ao exército sírio, o mosteiro estava a salvo de terroristas do Daesh que estavam próximos dele quando invadiram a cidade vizinha de Qurayateen entre 2015 e 2017, disse a freira.

De acordo com Fadoul, há uma grande vontade de os visitantes regressarem, de verem muitas pessoas no local a partilhar rezas e a desfrutar do seu silêncio e tranquilidade.

monasterio Mar Moisés Siria

Vale a pena chegar a este lugar único, subir os 350 degraus para purificar a alma e alimentá-la com energia espiritual, contaram alguns dos visitantes à Prensa Latina.

mem/fm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES