8 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mosteiro Mar Moisés na Síria, lugar de oração e meditação (+ Fotos)

Mosteiro Mar Moisés na Síria, lugar de oração e meditação (+ Fotos)

Damasco, 4 de julho (Prensa Latina) Na serra de Qalamoun, 100 quilômetros a nordeste desta capital, ergue-se o mosteiro Mar Moisés el Abissínio, construído no século VII sobre as ruínas de uma torre romana.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Até 2011, o local era o destino preferido de milhares de sírios e estrangeiros que encontraram nele um espaço ideal para oração e meditação, e onde desfrutam de tranquilidade e paz incomparáveis.

monasterio Mar Moisés Siria

Durante os anos da guerra, o mosteiro não sofreu nenhum dano direto, mas a moral foi grande com o desaparecimento do padre italiano Paolo Dall’Oglio, a quem se credita restaurá-lo em 1982 e renovar a vida monástica; Além disso, o sequestro do ex-abade, padre Jacques Murad, em 2015.

monasterio Mar Moisés Siria

O mosteiro, cuja construção carece de qualquer tipo de extravagância ou decoração, inclui uma igreja datada do século XI cujas paredes estão cobertas de figuras icónicas, murais antigos e inscrições em árabe, siríaco e grego.

Em uma de suas paredes estão escritas as frases do Alcorão “em nome de Alá, o Clemente, o Misericordioso” e “Deus é amor”, numa mensagem de convivência e harmonia entre muçulmanos e cristãos.

Em 2010, o número de visitantes ao mosteiro chegou a 30 mil, antes que esse movimento fosse completamente interrompido devido à eclosão do conflito na Síria em 2011.

monasterio Mar Moisés Siria

Hoje vivem no mosteiro dois monges, uma freira e dois jovens que vivem a vida monástica. O edifício é composto por três pisos, tem salas para visitantes, uma enorme biblioteca, um museu e um aviário, dos quais os seus inquilinos são autossuficientes.

Em declarações à Prensa Latina, a freira Huda Fadoul assegura que o mosteiro é um destino e ponto de encontro de todas as religiões e é visitado tanto por muçulmanos como por cristãos, onde desfrutam de paz e tranquilidade.

Graças ao exército sírio, o mosteiro estava a salvo de terroristas do Daesh que estavam próximos dele quando invadiram a cidade vizinha de Qurayateen entre 2015 e 2017, disse a freira.

De acordo com Fadoul, há uma grande vontade de os visitantes regressarem, de verem muitas pessoas no local a partilhar rezas e a desfrutar do seu silêncio e tranquilidade.

monasterio Mar Moisés Siria

Vale a pena chegar a este lugar único, subir os 350 degraus para purificar a alma e alimentá-la com energia espiritual, contaram alguns dos visitantes à Prensa Latina.

mem/fm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.