8 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Protestos em massa abalam a Líbia em resposta à crise nacional

Libia-protestas-crisis-nacional

Protestos em massa abalam a Líbia em resposta à crise nacional

Trípoli, 2 jul (Prensa Latina) Milhares de líbios marcharam por várias cidades exigindo melhores condições de vida e exigindo eleições para tentar acabar com a crise que esta nação norte-africana vive hoje, com dois governos rivais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As manifestações eclodiram ontem à noite nesta capital e alastraram-se a outras cidades do país como Misurata, Tobruk, Al-Bayda, Sebha, destacaram vários meios de comunicação social, incluindo a agência noticiosa oficial Lana.

Os cidadãos expressaram sua raiva queimando pneus perto de prédios do governo, incluindo a sede municipal de Misurata. Em Tobruk, eles invadiram a Câmara dos Deputados, onde incendiaram várias salas.

Durante as marchas, os participantes exigiram a dissolução dos órgãos políticos para dar lugar às eleições presidenciais e parlamentares, o fim da crise de eletricidade, medidas para enfrentar a alta dos preços e o cancelamento da ordem para acabar com os subsídios ao gás. Tanto a Câmara dos Deputados quanto o Conselho Presidencial, órgãos que mantêm uma árdua disputa, anunciaram seu apoio ao direito dos cidadãos de se manifestarem pacificamente.

O Departamento de Informação e Comunicações Governamentais, do Executivo sediado nesta capital, negou hoje relatos de mortos e feridos nos protestos.

Somo minha voz à dos manifestantes em todo o país, todas as instituições políticas devem ser dissolvidas para dar lugar às eleições, disse Abdul Hamid Dbeibeh, primeiro-ministro do governo com sede nesta capital, no Twitter.

Após um ano de relativa calma, os temores de um novo surto de violência aumentaram desde o início de fevereiro, quando o Parlamento nomeou Fahi Bashagha como primeiro-ministro interino para substituir Dbeibeh, que se recusou a entregar o poder sem realizar eleições.

A disputa entre Dbeibeh e Bashagha tem como pano de fundo a fratura entre o leste e o oeste da Líbia.

O primeiro controla a capital e as áreas ocidentais, enquanto o segundo se baseia nos territórios orientais, especialmente na cidade de Tobruk, sede do Parlamento.

Esta nação vive uma espiral de violência desde a derrubada de Muammar al-Gaddafi em 2011, após uma guerra apoiada por membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, incluindo Estados Unidos, França e Reino Unido.

car/rob/ans

PL-22

2022-07-02T04:05:18

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.