13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Petro nomeia o ministro das Finanças do novo governo na Colômbia

Petro nomeia o ministro das Finanças do novo governo na Colômbia

Bogotá, 30 Jun(Prensa Latina) O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou que José Antonio Ocampo será o ministro da Fazenda do novo governo que tomará posse em 7 de agosto.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Construir uma economia produtiva e uma economia para a vida” será um dos objetivos da administração Petro, afirmou ontem à noite através da sua conta no Twitter.

O anúncio ocorreu após a primeira reunião de transferência entre as comissões do atual presidente Iván Duque e o eleito Petro, nomeações que continuam até hoje e durarão até 5 de julho.

Ocampo, que foi ministro da Fazenda do ex-presidente Ernesto Samper (1994-1998) e codiretor do Banco da República até dezembro de 2019, terá em suas mãos a tarefa de promover a proposta do Pacto Histórico denominada Colômbia Economia para a Vida.

O compromisso do Pacto, coalizão com a qual Petro venceu as eleições de 19 de junho, para alcançar “uma Colômbia, Potência Mundial da Vida”, é realizar profundas transformações para enfrentar a emergência das mudanças climáticas e da perda de biodiversidade.

“Isso implica avançar para uma economia produtiva baseada no respeito à natureza, deixando para trás a dependência exclusiva do modelo extrativista e democratizando o uso de energias limpas para gerar capacidades nacionais que nos permitam enfrentar os efeitos das mudanças climáticas”, afirma o programa.

Desta forma, contribuir para a superação da crise ambiental global que põe em jogo a vida e a sobrevivência da espécie humana, acrescenta.

Petro propõe em seu mandato, a transformação gradual do aparato econômico baseado na depredação do planeta, falta de produtividade, desemprego e profunda desigualdade.

“Vamos caminhar para uma economia que possibilite a vida, e vamos transformar nossa forma de produzir para formas mais democráticas, em harmonia com a natureza, cada vez mais leves na matéria e mais intensivas no conhecimento”, indica a plataforma programática dessa força política plural e alternativa.

O presidente eleito considera que a chave para estabelecer um novo pacto social, baseado nesses objetivos, será deixar para trás o latifúndio improdutivo, democratizando as três condições para a geração de trabalho e riqueza:

“Espaço, crédito e conhecimento, do qual foi excluída a maioria da população colombiana, principalmente as mulheres.” sublinhadas.

Ocampo é o segundo ministro nomeado pelo Petro. O primeiro foi o renomado político conservador, conhecido por suas contribuições para a paz, Álvaro Leyva Durán, que liderará o Ministério das Relações Exteriores.

mem/otf/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.