8 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Criticam governo dinamarquês por abate de martas

Criticam governo dinamarquês por abate de martas

Copenhague, 30 jun (Prensa Latina) Uma comissão parlamentar dinamarquesa concluiu hoje que as ações do governo no abate de milhões de martas para um coronavírus mutante em 2020 foram "altamente repreensíveis".
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Especialistas também veem isso como motivo para processos disciplinares contra vários altos funcionários, noticiou a rádio de Copenhague na quinta-feira.

As autoridades sanitárias dinamarquesas advertiram então que a mutação poderia comprometer a eficácia das futuras vacinas Covid-19, por isso o governo aprovou urgentemente a matança de toda a população de martas, estimada em 15 milhões.

Dias depois foi descoberto que a lei só permitia o abate de animais em fazendas com contágio, então uma reforma legal foi aprovada no local, levando a protestos de criadores e da oposição, a renúncia do Ministro da Agricultura, e a criação de uma comissão aprovada pelo Parlamento.

O relatório considera as declarações da primeira-ministra social-democrata, Mette Frederiksen, quando anunciou o abate como “extremamente enganosas”, embora note que não se pode saber se ela estava ciente da falta de cobertura legal.

Em sua presença perante o comitê em dezembro, Frederiksen alegou que a reunião em que a medida foi discutida não discutiu sua legalidade, que ela não foi avisada até dias depois e que a decisão recaiu sobre a ministra da Agricultura, embora ela tenha reconhecido “erros” em uma situação “crítica”.

A comissão argumenta que existe uma base para um caso disciplinar por negligência grave contra o chefe da Polícia Nacional, Thorkild Fogde, e contra altos funcionários de vários ministérios, incluindo a chefe de departamento de Frederiksen, Barbara Berthelsen.

A “marta” (o caso da marta, como é conhecida na Dinamarca) tem sido a grande toupeira na gestão da pandemia de Frederiksen, inicialmente elogiada pela baixa taxa de mortalidade do país no contexto europeu.

mv/gfa/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.