8 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Canções belicistas encerram Cúpula da Otan em Madri

Canções belicistas encerram Cúpula da Otan em Madri

Madri, 30 jun (Prensa Latina) Declarações do Presidente dos EUA Joe Biden e do Secretário Geral da OTAN Jens Stoltenberg hoje soaram como cantos belicistas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Foi no encerramento da cúpula da aliança militar, na qual, em várias conferências de imprensa e declarações na feira IFEMA-Madrid, os chefes de Estado ou de governo não retiveram seus discursos conciliatórios e, ao contrário, redobraram suas ameaças à Rússia.

Biden disse que anunciará US$ 800 milhões em ajuda adicional de armas para a Ucrânia na próxima semana e enfatizou que seu governo e aliados ajudarão a Ucrânia pelo tempo que for necessário.

Por outro lado, ele disse que vai pedir aos países do Golfo Pérsico que aumentem a produção de petróleo para baixar o preço do petróleo bruto e culpou a Rússia por esta situação.

Em termos logísticos, ele observou que os EUA esperam avançar com a venda tardia de aeronaves militares F-16 à Turquia, mas lembrou que o Congresso deve aprová-la. Além disso, num tom ameaçador, Biden salientou que o Artigo Cinco da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que estabelece o acordo das partes para se defenderem, é sagrado e advertiu que “um ataque a um é um ataque a todos”.

“Vamos defender cada centímetro do território aliado”, observou ele, antes de continuar a elogiar o fortalecimento da aliança atlântica em Madri e a abertura das portas para a adesão da Suécia e da Finlândia.

Por sua vez, Stoltenberg salientou a relevância da dissuasão militar como um dos principais pilares da OTAN e reiterou que o objetivo essencial é evitar a guerra.

Também disse que os aliados estariam preparados “para qualquer eventualidade” no futuro, dada a possibilidade de que a Suécia e a Finlândia pudessem sentir a pressão de Moscou.

Ao mesmo tempo, Stoltenberg anunciou a convocação da reunião de Chefes de Estado e de Governo de 2023, que acontecerá em Vilnius, a capital da Lituânia.

mgt/ft/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.