8 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Biden pede mudanças nas regras para aprovar o direito ao aborto

Biden pede mudanças nas regras para aprovar o direito ao aborto

Madri, 30 jun (Prensa Latina) O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, exigiu hoje uma exceção nas regras do Senado para reverter a decisão da Suprema Corte de eliminar o direito ao aborto.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Falando em uma conferência de imprensa aqui no encerramento da Cúpula da OTAN, Biden usou o espaço para pedir que os democratas pudessem aprovar um projeto de lei de proteção ao aborto e chamou a “conduta inconsciente” desestabilizadora da Suprema Corte dos EUA.

O atual ocupante da Casa Branca considerou que seu país “está em melhor posição do que nunca para liderar o mundo (…) mas uma questão que tem sido desestabilizadora é a conduta incomum da Suprema Corte dos Estados Unidos em derrubar não apenas Roe v. Wade, mas também basicamente ameaçando o direito à privacidade”, acrescentou Biden.

Roe v. Wade é conhecida como a decisão histórica que garantiu o direito ao aborto nos Estados Unidos desde 1973.

“Entendo porque o povo americano está frustrado com o que a Suprema Corte fez”, disse ele.

Biden disse que apoiaria a mudança das regras “filibuster”, um mecanismo pelo qual um partido pode bloquear um projeto de lei no Senado, a menos que sejam obtidos 60 votos.

Embora observando que ele estaria pronto para mudar as regras do Senado e aprovar legislação para proteger o direito ao aborto e o direito de voto, ele admitiu que a realização das mudanças exigiria eventualmente que o público elegesse mais senadores democratas.

Na última sexta-feira, a Suprema Corte dos EUA derrubou Roe contra Wade, que reconheceu o aborto como um direito em nível federal, por cinco votos contra quatro, de modo que cada estado poderá agora legislar sobre a questão.

mv/ft/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.