13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia aguarda decisão da Ucrânia de retirar trigo de seus portos

Rusia-Ucrania-trigo

Rússia aguarda decisão da Ucrânia de retirar trigo de seus portos

Moscou, 29 de jun (Prensa Latina) A Rússia aguarda uma decisão final de Kyiv para retirar o trigo concentrado dos portos sob controle ucraniano, também sob os auspícios da Turquia, em meio a restrições do Ocidente contra esta nação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A bola está do lado ucraniano, considerado o segundo chefe do departamento de países da Comunidade de Estados Independentes o chanceler, Alexei Palishuk, aludindo a uma operação da Rússia, Turquia e Ucrânia para o transporte do referido produto.

Esclarecendo que Moscou de forma alguma impede a transferência de cereais armazenados nos portos sob controle de Kiev, Palishuk salientou que a decisão será aplicada quando se chegar a um acordo a esse respeito, mas depende daquele país, esclareceu.

Potências ocidentais impuseram mais de 10.000 medidas punitivas contra a Rússia desde o início deste ano, antes mesmo de o presidente Vladimir Putin anunciar em 24 de fevereiro o início de uma operação militar no território vizinho.

Entre as restrições está a proibição da compra de trigo e fertilizantes da Rússia e a atracação de seus navios em portos dos Estados Unidos, Canadá e nações da União Europeia.

No entanto, o Ocidente acusa Moscou de promover a fome no mundo, referindo-se a um suposto boicote da Marinha Russa a portos ucranianos como Odessa.

O Ministério da Defesa da Rússia denunciou que a Ucrânia minou aquele porto e afundou navios para impedir a navegação.

Por esta razão, as autoridades do Kremlin, em meio a uma proposta de mediação da Turquia, levantaram a necessidade de desbloquear aquele porto para evacuar o trigo armazenado de lá, enquanto observadores apontam que este produto também é necessário para a população ucraniana.

A esse respeito, Palishuk afirmou que o Ministério da Defesa oferece propostas diárias de corredores de segurança para o transporte de grãos dos portos ucranianos do Mar Negro e Azov, cuja região agora é controlada pela Rússia.

Na época, Putin explicou que havia várias maneiras possíveis de levar o trigo para outros países, incluindo o transporte ferroviário por Belarus até os portos do Mar Báltico, de onde seria distribuído para qualquer ponto, disse ele.

A exportação de trigo deste país, entre as primeiras do mundo, tem rondado os 20 milhões de toneladas nos últimos anos.

Desta vez, Putin referiu-se recentemente à possibilidade de trazer até 50 milhões de toneladas para o mercado internacional.

oda/to / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.