13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Renovados os protestos ativistas contra a cúpula da OTAN

España-protestas-cumbre-OTAN

Renovados os protestos ativistas contra a cúpula da OTAN

Madri, 29 jun (Prensa Latina) O grupo Rebelião da Extinção bloqueou hoje o Ministério das Relações Exteriores espanhol por alguns minutos, onde colocou uma grande faixa lendo "fechado devido a atividade criminosa". O movimento mundial contra a crise climática, a Rebelião da Extinção ou Extinção (Extinction Rebellion) tem sido o protagonista nos últimos dias das ações de protesto contra a Cúpula da OTAN, que começou hoje na feira IFEMA-Madrid.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A ação em frente ao Ministério das Relações Exteriores continuou por alguns minutos até que o pessoal de segurança limpasse a área.

O grupo de dezenas de pessoas condenou assim “as políticas de militarização de fronteiras da OTAN e o aumento das despesas militares em vez de aceitar a responsabilidade pelo que está acontecendo em nossas fronteiras”.

“A crise climática é uma das principais razões para as grandes migrações do Sul para o Norte, sendo o Sul Global as principais vítimas dos excessos do Norte Global”, argumentaram eles.

Por outro lado, avaliaram o que aconteceu na última sexta-feira na fronteira com Marrocos, em Melilla, onde pelo menos 23 pessoas morreram em circunstâncias que ainda não foram esclarecidas.

A este respeito, eles descreveram como inaceitável o relato do governo sobre a tragédia humana na qual 23 pessoas, segundo eles, foram mortas por guardas de fronteira.

Os ativistas também exigiram que as dívidas financeiras ilegítimas dos países do hemisfério sul com aqueles do hemisfério norte fossem canceladas.

“Estes países, a fim de pagar suas dívidas, são obrigados a aumentar desproporcionalmente a destruição de seus ecossistemas, além de extrair e exportar ainda mais combustíveis fósseis, alimentando assim a crise climática”, disseram eles.

A sequência de ações, que começou com uma apresentação no Museu Reina Sofia em frente à Guernika de Picasso e continuou com uma manifestação em frente a uma escola militar, faz parte das ações de protesto global do movimento Dívida pelo Clima, com o qual a Rebelião ou Extinção está alinhada.

A Rebelião da Extinção é um movimento de emergência climática descentralizado e não partidário com presença em 72 países diferentes e um total de 1.140 grupos locais.

mem/ft/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.