10 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Em manutenção termelétrica de Cuba para maior geração de energia

Cuba-central-termoeléctrica-(CTE)-Antonio-Guiteras

Em manutenção termelétrica de Cuba para maior geração de energia

Matanzas, 29 jun (Prensa Latina) A usina termelétrica Antonio Guiteras (CTE), nesta província ocidental, recebe hoje manutenção para aumentar a potência para 240 megawatts (MW) e garantir a rápida sincronização com o sistema elétrico nacional (SEN) de Cuba.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o diretor-geral da fábrica, Misbel Palmero, está previsto que o CTE apoie o SEN no horário de pico da próxima quinta-feira, mas tudo depende da magnitude dos problemas que possam encontrar.

As ações incluem a intervenção na área das caldeiras, além da limpeza dos aquecedores e do economizador, afirma um relatório da Agência Cubana de Notícias.

Palmero explicou que essas tarefas centrais, contidas em um programa por um período de 72 horas, aumentarão a potência do CTE de Matanzas, que possui o maior e mais eficiente bloco unitário de Cuba.

Para isso, trabalham na usina mais de 300 profissionais da Empresa de Manutenção de Usinas, vários de províncias como Cienfuegos (centro do país), Havana e Holguín (leste), disse.

A manutenção leve do CTE Antonio Guiteras começou na última segunda-feira e, na época do lançamento do SEN, o bloco estava gerando 170 MW, número bem abaixo da capacidade instalada.

Fundada há mais de três décadas, a central destaca-se por estar na zona ocidental da ilha, onde se concentram as maiores cargas, e por consumir petróleo bruto nacional por oleoduto, sem necessidade de despesas de transporte.

Cuba vive uma situação eletroenergética complexa, com quebras em várias termelétricas, manutenções em outras e déficits diários na geração.

Nesse contexto, o país caribenho prioriza melhorias nas usinas e trabalha para sua rápida incorporação ao sistema nacional, como parte da estratégia de estabilidade do serviço para o verão.

As unidades do CTE Lidio Ramón Pérez, de Felton (localizado em Holguín), e do Antonio Guiteras são consideradas fundamentais para a recuperação do setor.

oda/cgc/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.