13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Brasil retrocede 30 anos e entra no Mapa da Fome

Brasil-mapa-del-hambre

Brasil retrocede 30 anos e entra no Mapa da Fome

Brasília, 29 jun (Prensa Latina) Pelo menos um em cada quatro brasileiros afirma hoje que falta a quantidade de alimentos necessários para alimentar a família em casa, como resultado das políticas desastrosas e excludentes do governo de Jair Bolsonaro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Esta conclusão foi alcançada pelo site lula.com.br, citando dados de uma pesquisa recente do Instituto Datafolha realizada na semana passada, com 2.556 entrevistas em todo o país.

Para 26% dos entrevistados, os alimentos disponíveis nos últimos meses foram menos do que suficientes, enquanto para 62% foi suficiente e apenas 12% os classificou como mais do que adequados.

Segundo o site, em meio à alta dos preços dos combustíveis e dos alimentos, à falta de emprego e à inflação anual acima de dois dígitos, os brasileiros estão encontrando cada vez mais dificuldades para viver com dignidade, por falta de dinheiro. Pior do que isso: “o povo brasileiro está passando fome”, observa o site.

Afirma que a inflação alimentar é o principal fator na falta de condições para comprar alimentos suficientes.

Em junho, o índice que mede a inflação (IHPC-15) aumentou 0,69 por cento (0,25 por cento em alimentos e bebidas). Em 12 meses, o número cumulativo está em dígitos duplos: 13,84%.

Enquanto isso, entre maio de 2021 e este ano, a inflação da cesta básica foi de 27%, segundo um estudo da Pontifícia Universidade Católica do estado do Paraná.

O sentimento de insegurança alimentar afeta mais as famílias mais pobres, e no Norte e Nordeste, a porcentagem é mais alta do que nas outras regiões, com 30 e 32%, respectivamente.

No centro-oeste e no sul do país, a proporção é igual a 24%, enquanto no sudeste é de 22%. Para o site oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o problema é ainda agravado pelas altas taxas de desemprego e pelo retorno de empregos mais precários e mal remunerados.

A II Pesquisa Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia Covida-19 no Brasil, divulgada este mês, mostra que apenas quatro em cada dez famílias brasileiras têm pleno acesso aos alimentos.

Tais pesquisas mostraram que o gigante sul-americano recuou 30 anos e voltou ao Mapa da Fome, com um contingente de mais de 33 milhões de pessoas sem alimentos básicos, o que corresponde a 15% de uma população estimada em pouco mais de 213 milhões.

mem/ocs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.