20 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Defendem na UNESCO alcançar educação de qualidade e inclusiva

Unesco, educación, calidad, inclusiva

Defendem na UNESCO alcançar educação de qualidade e inclusiva

Paris, 28 jun (Prensa Latina) Altos funcionários das Nações Unidas convocaram hoje na UNESCO para promover transformações que garantam a qualidade e a inclusão da educação, para materializar as metas da Agenda 2030 no setor.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Na inauguração nesta capital de uma pré-cúpula sobre educação, que antecede um fórum marcado para setembro na Assembleia Geral da ONU, a subsecretária-geral das Nações Unidas, Amina Mohammed, nos exortou a pensar grande para que essas transformações cheguem ao nível local.

Mohammed compartilhou por videoconferência reflexões do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, sobre a importância do compromisso com a promoção da educação de qualidade e inclusiva, quarto objetivo da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, meta distante para milhões de pessoas, residentes principalmente em países do Sul.

A subsecretária-geral lembrou o impacto que as diversas crises têm na educação, desde a pandemia de Covid-19 e os conflitos, até as mudanças climáticas e as desigualdades.

Mesmo antes da Covid-19 já tínhamos dificuldades em alcançar os objetivos da Agenda 2030, que continua sendo o instrumento de unidade dos seres humanos, destacou no evento que reúne de 28 a 30 de junho na sede da UNESCO mais de 130 ministros e vice-ministros da Educação dos cinco continentes.

Segundo Mohammed, a ONU vê na educação a chave para o respeito e a dignidade das pessoas, assim como para a paz, o avanço econômico e a tolerância.

A cúpula de setembro será a oportunidade de criar aquele movimento necessário que viabilize as transformações no setor, explicou ela em referência ao fórum convocado por Guterres para 19 de setembro em Nova York, no contexto do segmento de alto nível da Assembleia Geral.

Por seu lado, a subdiretora-geral da UNESCO para a Educação, Stefania Giannini, destacou o papel da juventude na mudança promovida, à qual é dedicada a sessão desta terça-feira.

Devemos ouvir suas vozes, ideias e visões, disse Giannini, que insistiu na necessidade de alcançar as transformações que tornem realidade as metas projetadas em 2015 pela comunidade internacional, principalmente no campo da educação.

Unesco

O quarto objetivo da Agenda 2030 visa garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

A pré-cúpula que se reúne nesta capital convida ao debate sobre questões como escolas inclusivas, equitativas, seguras e saudáveis; formação docente, aprendizagem de habilidades para a vida e o campo digital.

mem/wmr/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.