15 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Congressos de geologia começam na Costa Rica

Costa Rica, congreso, geología

Congressos de geologia começam na Costa Rica

San José, 28 jun (Prensa Latina) Começa hoje aqui o XIV Congresso Geológico da América Central e o VII Congresso Geológico Nacional com o objetivo de promover o desenvolvimento da Geologia como ciência estratégica na América Central.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ao convocar os dois encontros, que serão realizados no Hotel Radisson San José, de hoje até sexta-feira, o Ministério do Meio Ambiente e Energia (Minae) anunciou que os participantes também vão aprofundar a importância da geodiversidade, do geoturismo e da inclusão das mulheres na setor de mineração-energia.

O encontro regional, organizado pela Direção de Geologia e Minas (DGM) do Minae, juntamente com o Colégio de Geólogos e a Associação Centro-Americana de Estudantes de Geologia da Universidade da Costa Rica, realizará pela primeira vez fóruns municipais como parte do Sistema de Integração Centro-Americano.

O Minae garantiu que mais de 100 cientistas e profissionais de geologia e ciências da terra da América Central, Caribe e outros países do mundo participarão do Congresso regional, cujo lema é Pesquisa em geociências, sociedade e desenvolvimento sustentável.

O desenvolvimento da Geologia como ciência visa garantir uma melhor qualidade de vida à sociedade, através da utilização sustentável dos recursos geológicos, associada a uma gestão de risco adequada e a um ambiente saudável, indica o apelo.

A diretora do DGM, Ileana Boschini, destacou que serão abordados temas como perigo geológico e sua gestão de risco, hidrogeologia, vulcanologia, tectônica, energia geotérmica, mineração, sismologia, patrimônio geológico, geoturismo, cartografia geológica, geoquímica e petrologia, sedimentologia e estratigrafia, espeleologia e geoarqueologia e geologia ambiental.

Da mesma forma, continuou, geotecnia e engenharia geológica, geomorfologia, geofísica, geociências e equidade de gênero nas ciências da terra.

Em relação aos fóruns em nível centro-americano, a diretora do DGM destacou que tratarão de geodiversidade, geopatrimônio, geoparques e geoturismo, que é um importante recurso para o desenvolvimento econômico local e regional.

Boschini destacou que o programa incorpora a abordagem de equidade de gênero e a importância da inclusão das mulheres no setor de mineração-energia para garantir a nova economia energética baseada nas habilidades, conhecimentos e capacidades das mulheres nesta área, bem como sua liderança em políticas de mineração.

Entre as novidades, referiu-se à participação de especialistas internacionais que vão falar sobre ameaças, risco sísmico e tsunamis.

acl/ale/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.