13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Comissão da Verdade na Colômbia apresenta seu relatório final

Colombia, comisión, verdad, informe

Comissão da Verdade na Colômbia apresenta seu relatório final

Bogotá, 28 jun (Prensa Latina) A Comissão da Verdade apresentará hoje seu Relatório Final que elucida os padrões e a persistência do conflito armado na Colômbia e dignifica as vítimas que sofreram suas consequências.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Desta forma, a Comissão cumpre o mandato estabelecido no Acordo de Paz, assinado em 2016 em Havana, entre o Governo de Juan Manuel Santos, em nome do Estado, e as então Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP).

“Entendido desde o seu início como um processo de verdade e comoção nacional, o Relatório propõe um ponto de partida para o diálogo nacional para abordar as causas do conflito, sugere medidas específicas para prevenir e nunca repetir a crueldade da guerra”, afirma a Comissão.

Além disso, ele pede que o país entre em um momento de reconciliação que permita à sociedade conviver com respeito em meio às diferenças e garantir a busca por mudanças políticas e sociais sem a necessidade de violência, acrescenta.

Ele detalha que o processo de criação do Relatório Final começou em novembro de 2018 e foi desenvolvido dentro de uma abordagem multifacetada para descobrir, entender e analisar o conflito armado que durou meio século.

Nesse sentido, cerca de 30.000 pessoas foram ouvidas diretamente, 730 casos e 1.195 denúncias de atos de violência durante o conflito armado foram investigadas, 28 Casas da Verdade foram criadas em municípios afetados pela guerra.

Houve também 14 diálogos para a não continuidade e não repetição do conflito armado; 17 contribuições à verdade (incluindo as cinco realizadas com os ex-presidentes Ernesto Samper, Andrés Pastrana, Álvaro Uribe e Juan Manuel Santos), entre outras ações.

O objetivo da Comissão com a apresentação de seu Relatório Final é que as constatações e recomendações contribuam significativamente para a dignidade das vítimas e tenham um impacto real nas políticas públicas e na população colombiana em geral.

A Comissão da Verdade é um mecanismo temporário e extrajudicial do Sistema Integral de Verdade, Justiça, Reparação e Não Repetição para apurar a verdade do ocorrido no contexto do conflito armado.

Além disso, contribuir para o esclarecimento das violações e infrações cometidas durante o mesmo e oferecer uma ampla explicação de sua complexidade para toda a sociedade.

O Relatório “é o resultado de quatro anos de pesquisa, escuta empenhada e diálogo sobre mais de meio século de guerra e conflito armado”, sublinha.

ode/otf/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.