8 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Palestina ocupará o Conselho de Segurança da ONU

ONU1

Palestina ocupará o Conselho de Segurança da ONU

Nações Unidas, 27 jun (Prensa Latina) O Conselho de Segurança da ONU realizará hoje um briefing aberto e depois consultas a portas fechadas para abordar a situação no Oriente Médio, incluindo a questão palestina.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O coordenador especial das Nações Unidas para o processo de paz no Oriente Médio, Tor Wennesland, apresentará um relatório sobre a implementação da resolução 2334 de 2016, que indica que o estabelecimento de assentamentos israelenses constitui uma violação do direito internacional.

Da mesma forma, o documento destaca que a cessação de tais atividades é “essencial para salvar a solução de dois estados”.

O último relatório do secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre a implementação da resolução 2334 indica que o período de 19 de março a 16 de junho registrou o maior número de unidades de assentamentos israelenses desde outubro de 2020.

Segundo fontes diplomáticas, esta expansão de Tel Aviv no território palestino ocupado deve-se à decisão de 12 de maio das autoridades israelenses de aprovar planos para construir 4.000 unidades em vários locais da Cisjordânia.

Em repetidas ocasiões, Wennesland e muitos membros do Conselho de Segurança enfatizaram que o avanço dos assentamentos prejudica as perspectivas de uma solução de dois Estados e, portanto, pedem a Israel que cesse imediatamente essas atividades.

As mais altas autoridades das Nações Unidas enfatizam que muito mais deve ser feito para aliviar a situação humanitária no território palestino ocupado, finalmente suspender o bloqueio de Tel Aviv, acabar com a violência e avançar para uma solução de dois Estados.

Até hoje, a criação e o reconhecimento do Estado da Palestina é uma das questões pendentes mais antigas na ONU, embora a de Israel exista há mais de 70 anos.

jf/ifb/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.