13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ajuda Popular Francesa promove projetos de solidariedade com Cuba

Cuba-Socorro-Popular-Frances

Ajuda Popular Francesa promove projetos de solidariedade com Cuba

Paris, 27 jun (Prensa Latina) A Ajuda Popular Francesa promove projetos solidários em Cuba para apoiar a produção de alimentos, a saúde e o desenvolvimento infantil, disse hoje nesta capital Olga Álvarez, responsável pelo acompanhamento dessas iniciativas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em declarações à Prensa Latina, Álvarez destacou que a organização não governamental trabalha regularmente com a ilha há três décadas, embora os laços tenham começado em 1963, quando o furacão Flora atingiu o leste daquela nação, uma colaboração sempre focada nas prioridades identificadas a nível local.

Um dos projetos importantes tem a ver com a reabilitação do Palácio Central dos Pioneiros Ernesto Che Guevara, onde os alunos do ensino básico e secundário aprendem aspetos de várias profissões, que no futuro poderão ajudá-los a decidir o que estudar.

Assinamos os termos de referência com o Ministério da Educação cubano para reparar a estrutura e equipar as instalações por um período de quatro anos, a um custo de 200.000 euros, explicou Álvarez.

Segundo o responsável pelos projetos internacionais do Socorro Popular Francês, uma vez reabilitado o Palácio situado nos arredores de Havana, prevê-se dotá-lo de uma “Cidade Amiga do Mundo”.

É um movimento que promovemos desde Socorro para que crianças de diversos países se reúnam em um só lugar e compartilhem por vários dias, disse.

Álvarez também destacou o projeto em andamento na província de Cienfuegos relacionado ao acompanhamento de crianças autistas da escola Vilma Espín.

Cuba está muito avançada na investigação sobre este tema, mas carece de recursos, daí a nossa contribuição solidária, que responde sempre às necessidades identificadas pelos homólogos locais, que são os que conhecem a realidade no terreno, insistiu.

No campo da segurança alimentar, a Ajuda Popular Francesa apoia os esforços para recuperar a produção pecuária na província de Camagüey, gravemente atingida pela seca.

De acordo com a diretiva, o objetivo é acompanhar os produtores com recursos para garantir melhores condições no caminho da recuperação da contribuição da carne bovina, a partir de uma visão agroecológica.

Este projeto, avaliado em quase 900.000 euros, é financiado pela Agência Francesa de Assistência e Desenvolvimento, uma organização não governamental que, embora receba doações e fundos públicos significativos, dispõe de recursos próprios que lhe permitem atuar de forma autônoma em coordenação com as autoridades locais e atores em cerca de 60 países.

Tanto a iniciativa de Cienfuegos como esta de Camagüey incluem a troca de experiências entre especialistas de Cuba e França, disse.

Álvarez disse ainda à Prensa Latina que, no contexto da pandemia de Covid-19, a Ajuda Popular Francesa fez envios para ajudar a ilha a enfrentar a doença, nomeadamente com materiais e insumos utilizados pelos profissionais de saúde.

A operação mais recente foi o envio de mais de 700 mil seringas, adquiridas na China em coordenação com o Ministério da Saúde cubano, acrescentou.

jf/wmr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.